Dos quase 80 milhões de usuários de internet no Brasil, 70% deles fazem pesquisas por produtos e serviços. Quem não tem um site fica invisível para esses potenciais clientes e mesmo quem tem precisa de uma boa estratégia para se diferenciar da concorrência online. Como é grande (e crescente) o volume de empresas com site, uma forma de se destacar é via anúncio do Google AdWords.
O sistema de publicidade do Google permite uma grande segmentação e direcionamento. Os anúncios são ativados via palavras-chaves, estas representam o interesse do público por algum produto ou serviço. Quando se faz uma busca, o sistema do Google cruza as informações de quem está procurando com quem está anunciando e apresenta os melhores resultados. Tudo isso, com um custo muito baixo comparado as formas tradicionais de compra de espaço publicitário, podendo pagar apenas pelo clique obtido para o seu site.
Como funciona?
Através do sistema de anúncios do Google, é possível anunciar para a Rede de Pesquisa e para a Rede de Display do Google.
Os anúncios da Rede de Pesquisa são os que aparecem nos resultados das pesquisas feitas diretamente no buscador. Nele, as palavras-chaves são procuradas pelos usuários e compradas pelos anunciantes. Paga-se pelo clique obtido.
Na Rede de Display, além do direcionamento por meio das palavras-chaves, o anunciante pode escolher com base em seu público-alvo, os sites onde o anúncio vai aparecer. Essa rede engloba não só os sites mantidos pelo Google, como YouTube, Gmail e Google Maps, por exemplo, como também uma infinidade de sites parceiros e aqueles que permitem a exibição de publicidade por meio do AdSense. Segundo o Google, mais de 2 milhões de sites, com alcance que pode chegar a 95% da internet no Brasil. Paga-se pelo clique ou por visualizações.
Com o Google AdWords, o anúncio é qualificado. Você só irá aparecer para aqueles usuários que estão procurando pelos produtos ou serviços que são oferecidos no seu site. Por esse motivo, aqueles que clicam no anúncio e entram no seu site estão muito mais propensos a preencher um formulário de contato ou realizar uma compra. Após essa etapa, caberá à empresa trabalhar o site e oferecer uma boa experiência ao seu usuário.
Como conquistar o consumidor?
Quando você está fazendo uma obra ou reforma na sua casa não costuma convidar visitas, certo? Da mesma forma funciona com os anúncios do Google, você precisa organizar a casa (seu site) e depois convidar suas visitas. O seu site precisa estar preparado para receber os acessos que os anúncios trarão.
Assim como uma casa, não é possível trocar o banheiro com o quarto depois da obra pronta. É preciso fazer um planejamento pensando no objetivo que se tem. Por exemplo, para o caso de sites de serviços, talvez o objetivo seja de preenchimento de um formulário (conseguir o contato para enviar orçamento). Já no caso de um site de produtos, talvez o objetivo seja a de venda e cada objetivo influencia na programação, layout e distribuição das informações do site.
Além disso, é um hábito comum da maioria buscar informações sobre os produtos e serviços antes de fazer uma compra. Se você quer vender, precisa oferecer informações sobre o que está vendendo ao seu potencial cliente. Quanto mais informações você fornecer, mais chances de alcançar seu objetivo com o site.
Existem diversas vantagens de trabalhar conteúdo original no seu site:
- Os mecanismos de busca avaliam positivamente sites que são atualizados com frequência e com conteúdo de relevância.
- Em consequência desse trabalho de qualidade de alimentação do site, é possível que esse conteúdo seja encontrado nos resultados de pesquisa do Google e conquiste novos potenciais clientes.
- É uma forma de estabelecer relacionamento com seus clientes. Assim, ele vai sempre lembrar do seu nome e quando for efetuar uma compra, provavelmente sua marca será lembrada.
- Sites qualificados pagam menos pelo clique. Nem sempre quem investe mais aparece em primeiro. Quem investe em qualidade no site, tem mais chances de aparecer melhor colocado e investindo menos por clique que a concorrência.
Como fazer o gerenciamento dos Anúncios?
Existem vários tutoriais, cursos online e fóruns que ensinam a criar uma conta e configurar uma campanha de Google AdWords. A Google possui um programa de certificação para qualificar aqueles que estudam o sistema e estão aptos a fazer os anúncios para empresas.
O sucesso de uma campanha no Google AdWords começa na escolha correta de palavras-chaves, as que vão ser usadas e também as que não serão. O monitoramento dos resultados precisa ser constante para garantir a melhor performance dos anúncios visando os objetivos da empresa.
Para empresários, a melhor solução é contratar uma empresa ou um consultor certificado para fazer esse serviço. Dessa forma, a empresa não perderá tempo e dinheiro nesse processo que se feito da maneira correta, traz resultados em muito pouco tempo.
Não existe valor mínimo de anúncio. A verba é decidida de acordo com a capacidade e necessidade da empresa. Funciona como um sistema de celular pré-pago, são inseridos créditos na conta que vão sendo consumidos dos cliques obtidos.
Os valores dos cliques oscilam de acordo com o mercado e concorrência, assim como uma bolsa de valores. Quando muitas empresas compram a mesma palavra-chave, o preço sobe. Quando a concorrência por uma palavra-chave é baixa, o preço diminui.
Por esse motivo, o monitoramento de um profissional especializado é muito necessário. Ele irá acompanhar o mercado visando obter o maior número de cliques com o menor valor investido possível. Assim, o empresário irá se preocupar apenas com o seu negócio e deixa o trabalho dos anúncios para o consultor especializado.
Você quer que sua empresa apareça nos resultados do Google?
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