Cresça sua audiência com o Google AdWords

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Dos quase 80 milhões de usuários de internet no Brasil, 70% deles fazem pesquisas por produtos e serviços. Quem não tem um site fica invisível para esses potenciais clientes e mesmo quem tem precisa de uma boa estratégia para se diferenciar da concorrência online. Como é grande (e crescente) o volume de empresas com site, uma forma de se destacar é via anúncio do Google AdWords.

GoogleptO sistema de publicidade do Google permite uma grande segmentação e direcionamento. Os anúncios são ativados via palavras-chaves, estas representam o interesse do público por algum produto ou serviço. Quando se faz uma busca, o sistema do Google cruza as informações de quem está procurando com quem está anunciando e apresenta os melhores resultados. Tudo isso, com um custo muito baixo comparado as formas tradicionais de compra de espaço publicitário, podendo pagar apenas pelo clique obtido para o seu site.

Como funciona?

Através do sistema de anúncios do Google, é possível anunciar para a Rede de Pesquisa e para a Rede de Display do Google.

rede de pesquisa

Os anúncios da Rede de Pesquisa são os que aparecem nos resultados das pesquisas feitas diretamente no buscador. Nele, as palavras-chaves são procuradas pelos usuários e compradas pelos anunciantes. Paga-se pelo clique obtido.

5-remarketingNa Rede de Display, além do direcionamento por meio das palavras-chaves, o anunciante pode escolher com base em seu público-alvo, os sites onde o anúncio vai aparecer. Essa rede engloba não só os sites mantidos pelo Google, como YouTube, Gmail e Google Maps, por exemplo, como também uma infinidade de sites parceiros e aqueles que permitem a exibição de publicidade por meio do AdSense. Segundo o Google, mais de 2 milhões de sites, com alcance que pode chegar a 95% da internet no Brasil. Paga-se pelo clique ou por visualizações.

Com o Google AdWords, o anúncio é qualificado. Você só irá aparecer para aqueles usuários que estão procurando pelos produtos ou serviços que são oferecidos no seu site. Por esse motivo, aqueles que clicam no anúncio e entram no seu site estão muito mais propensos a preencher um formulário de contato ou realizar uma compra. Após essa etapa, caberá à empresa trabalhar o site e oferecer uma boa experiência ao seu usuário.

Como conquistar o consumidor?

Quando você está fazendo uma obra ou reforma na sua casa não costuma convidar visitas, certo? Da mesma forma funciona com os anúncios do Google, você precisa organizar a casa (seu site) e depois convidar suas visitas. O seu site precisa estar preparado para receber os acessos que os anúncios trarão.

mao-de-obraAssim como uma casa, não é possível trocar o banheiro com o quarto depois da obra pronta. É preciso fazer um planejamento pensando no objetivo que se tem. Por exemplo, para o caso de sites de serviços, talvez o objetivo seja de preenchimento de um formulário (conseguir o contato para enviar orçamento). Já no caso de um site de produtos, talvez o objetivo seja a de venda e cada objetivo influencia na programação, layout e distribuição das informações do site.

Além disso, é um hábito comum da maioria buscar informações sobre os produtos e serviços antes de fazer uma compra. Se você quer vender, precisa oferecer informações sobre o que está vendendo ao seu potencial cliente. Quanto mais informações você fornecer, mais chances de alcançar seu objetivo com o site.

Existem diversas vantagens de trabalhar conteúdo original no seu site:

  1. Os mecanismos de busca avaliam positivamente sites que são atualizados com frequência e com conteúdo de relevância.
  2. Em consequência desse trabalho de qualidade de alimentação do site, é possível que esse conteúdo seja encontrado nos resultados de pesquisa do Google e conquiste novos potenciais clientes.
  3. É uma forma de estabelecer relacionamento com seus clientes. Assim, ele vai sempre lembrar do seu nome e quando for efetuar uma compra, provavelmente sua marca será lembrada.
  4. Sites qualificados pagam menos pelo clique. Nem sempre quem investe mais aparece em primeiro. Quem investe em qualidade no site, tem mais chances de aparecer melhor colocado e investindo menos por clique que a concorrência.

 Como fazer o gerenciamento dos Anúncios?

Existem vários tutoriais, cursos online e fóruns que ensinam a criar uma conta e configurar uma campanha de Google AdWords. A Google possui um programa de certificação para qualificar aqueles que estudam o sistema e estão aptos a fazer os anúncios para empresas.

O sucesso de uma campanha no Google AdWords começa na escolha correta de palavras-chaves, as que vão ser usadas e também as que não serão. O monitoramento dos resultados precisa ser constante para garantir a melhor performance dos anúncios visando os objetivos da empresa.

Para empresários, a melhor solução é contratar uma empresa ou um consultor certificado para fazer esse serviço. Dessa forma, a empresa não perderá tempo e dinheiro nesse processo que se feito da maneira correta, traz resultados em muito pouco tempo.

Não existe valor mínimo de anúncio. A verba é decidida de acordo com a capacidade e necessidade da empresa. Funciona como um sistema de celular pré-pago, são inseridos créditos na conta que vão sendo consumidos dos cliques obtidos.

Os valores dos cliques oscilam de acordo com o mercado e concorrência, assim como uma bolsa de valores. Quando muitas empresas compram a mesma palavra-chave, o preço sobe. Quando a concorrência por uma palavra-chave é baixa, o preço diminui.

Por esse motivo, o monitoramento de um profissional especializado é muito necessário. Ele irá acompanhar o mercado visando obter o maior número de cliques com o menor valor investido possível. Assim, o empresário irá se preocupar apenas com o seu negócio e deixa o trabalho dos anúncios para o consultor especializado.

Você quer que sua empresa apareça nos resultados do Google?
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Não esqueça de colocar o link do seu site no campo “assunto”.

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