Falem bem ou mal, mas busquem sobre Anitta. Os últimos 4 anos da cantora no Google.

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Quando você está querendo saber alguma informação, onde você vai para saber a resposta? Provavelmente você consulta o Google, certo? E se você estivesse buscando sobre a Anitta, como faria?

Eu trabalho análise de dados de marketing (principalmente relacionados com Google) faz 11 anos e parte da minha rotina é analisar comportamentos de buscas para conseguir planejar investimentos em mídia e estratégias de conteúdo. Em um desses estudos, esbarrei com alguns números relacionados a Anitta e fiquei impressionada.

Decidi fazer um estudo sobre o que as pessoas pesquisam sobre ela. Você pode até não gostar das músicas dela, mas é fato. Anitta é um fenômeno (de buscas)! Só a palavra-chave “Anitta” tem uma média de 1 milhão de buscas por mês. Todo mundo quer saber quem é essa mulher, quais são suas músicas e o que ela está fazendo. Mas o que essas buscas dizem sobre a comunicação que a “Anitta Ltda” está fazendo?

Em primeiro lugar, a escolha do NOME artístico foi uma excelente estratégia. Sem ele, provavelmente esse estudo não estaria sendo realizado hoje. O nome verdadeiro da Anitta é, na verdade, Larissa. Porém, ao adotar o nome Anitta, a Larissa faz uma escolha que a destaca de tudo que era buscado anteriormente na internet. Para quem não sabe, a Larissa escolheu o nome Anitta após assistir o seriado na Globo “Presença de Anitta”.

Onde tudo começou?

No Google, a Anitta explodiu em buscas em junho de 2013, com o lançamento do seu DVD “Meu Lugar”.

Fonte: Google Trends

Na análise histórica, esse período marcou o maior pico de buscas que a Anitta já teve desde 2004 (quando o Google começou ter registros de todas as buscas). O ponto 100 marca o pico de buscas e os demais índices estão relacionados proporcionalmente a essa marca histórica. Os dois outros picos do gráfico ocorrem em dezembro de 2015 com o lançamento do clipe “Bang” e em dezembro de 2017 com o lançamento do clipe “Vai Malandra”.

Os últimos quatro anos em volume de buscas:

Resgatando um pouco dos acontecimentos na vida da Anitta nesses últimos 4 anos dá para entender um pouco dos picos de buscas…

Separando essas buscas por ano, temos um cenário de picos no início e final de ano, com queda nos meses de junho e julho:

E sobre o que são as buscas?

Os dados de buscas analisados são referentes aos últimos 4 anos, de julho de 2014 até junho de 2018 e se dividem em grandes blocos de pesquisa. Criei alguns critérios para dividir os blocos.

Importante dizer que existem milhares de formas de separar esse conteúdo, abaixo eu listei o que eu achava mais interessante para análise comparativa de comportamento e volume.

Bloco 1 – Quem é Anitta?

Nessas associações de conteúdo, juntei palavras-chaves que são relacionadas a pessoa Anitta. A cantora, a MC, seu perfil, idade, de onde é, nome verdadeiro e etc…

Bloco 2 – As músicas da Anitta

Nesse bloco, juntei as palavras-chaves relacionadas as músicas da Anitta, busca relacionadas aos sucessos, mais tocadas, CDs, letras, rádio, onde ouvir, onde baixar e etc…

Bloco 3 – A agenda da Anitta

Todas as buscas relacionadas a agenda de shows, ingressos e valores.

Bloco 4 – A repercussão do “Conteúdos”

Aqui, reuni tudo que a Anita produz de conteúdo além da “música” em si. Conteúdos que a ajudam a divulgar o trabalho. Buscas relacionadas as suas redes sociais, notícias, vídeos, lançamentos e etc…

Ao separar os tipos de buscas pelos blocos de conteúdo listados acima e coloca-los numa base de 100%, é possível observar que proporcionalmente, a busca pelas palavras-chaves relacionadas ao nome Anitta continuam crescendo. Uma das hipóteses para esse fato é que, quanto mais o trabalho dela cresce, mais pessoas passam a ter curiosidade de saber quem é Anitta e mais buscas são realizadas para saber quem é ela.

 

Bloco 1
Volume de buscas sobre Anitta

Só o nome da “Anitta” gera por mês, uma média de 1 milhão de buscas. Isso mesmo que você leu: UM MILHÃO DE BUSCAS POR MÊS.  

Ao olhar o gráfico dos últimos anos, a busca pelo nome dela foi maior no período do lançamento do “Vai Malandra”, mesmo período que ela começou a divulgar seus trabalhos com foco internacional.

 

“Cantora” versus “MC”

No início da carreira, Anitta tinha sua marca muito associada ao Funk e por isso, era muitas vezes chamada de MC Anitta. Com o passar os anos, esse tipo de busca vem caindo, enquanto a associação com “cantora” vem subindo.

Não sei a Anitta tinha a intenção de se desassociar com o “MC”, mas se foi, está sendo bem-sucedida.

Bloco 2
As músicas da Anitta.

Ao fazer a pesquisa no banco de dados do Google, eu usei apenas a palavra-chave “Anitta” como semente e não listei nenhum nome das músicas de sua autoria para não influenciar o resultado. Por esse motivo, todas as palavras-chaves geradas no estudo não apareciam os nomes das músicas com uma única exceção: “Na Batida” foi a única palavra-chave que o Google já identificou que pertence a esse universo de buscas da Anitta e está listada nas análises abaixo.

Esse gráfico acima é muito interessante. Como explicado anteriormente, esse universo de palavras-chaves apresenta apenas palavras que continham as expressões com Anitta+Música e não os nomes das músicas da Anitta. E é possível observar que esse tipo de busca, feita dessa forma, está caindo ao longo dos anos.

Uma hipótese que explica esse cenário é que as pessoas digitando apenas os nomes das músicas ou indo direto na fonte, como nas redes sociais (pesquisa crescente) ou serviços de streaming, como Spotify. (Se o Spotify compartilhar esse volume de buscas da Anitta comigo, eu divulgo para confirmar a hipótese.)

Bloco 3
A agenda de shows da Anitta.

Assim como nas buscas por músicas da Anitta, as pesquisas por shows e agenda apresentam queda ao longo dos anos. Nesse caso, acredito que as pessoas usam outros meios para saber essas informações, como as próprias mídias sociais da cantora. E por esse motivo, não precisam buscar por essa informação no Google.

 

Bloco 4
O grande segredo do sucesso da Anitta

Eric Schimidt, ex-CEO do Google disse em uma de suas palestras que:

“A cada 2 dias, o mundo gera um volume de informação equivalente ao início da civilização até o ano de 2003.”

Em um mundo inundado de conteúdo, Anitta está aprendendo a ganhar seu espaço e obter atenção das pessoas. Ao fazer isso, consegue promover seu trabalho e aumentar sua rede de divulgação. Ela já possui mais de 30 milhões de seguidores do Instagram e as buscas por “instagram Anitta” são sempre altas.

Os picos de buscas são os mesmo apresentados no primeiro gráfico desse artigo, ocorrem em dezembro de 2015 com o lançamento do clipe “Bang” e em dezembro de 2017 com o lançamento do clipe “Vai Malandra”.

Enquanto as buscas por “Site da Anitta” e “Vídeos da Anitta” caem, crescem as buscas por suas redes sociais (onde estão inclusas palavras-chaves como “Youtube da Anitta”). Esse tipo de gráfico ajuda a confirmar que não é a curiosidade sobre a cantora que cai, mas na verdade, cresce a forma que são feitas as buscas por conteúdos relacionados a ela.

A busca pelo Instagram da cantora sempre foi muito maior do que a busca pelo Facebook e Twitter. No lançamento do clipe Bang, a busca pelo Youtube da Cantora teve um crescimento grande e ocupou mais do mercado de buscas relacionadas as redes sociais da cantora.

 

Anitta Internacional

 

As buscas em outros idiomas já refletem o resultado que a Anitta está trabalhando para conseguir: Fama internacional.

As buscas em espanhol e inglês estão crescendo, motivadas por sucessos como “Vai Malandra” e as novas músicas que Anitta já está cantando nesses idiomas.

 

 

 

 

Curiosidades do estudo | Anitta já é buscada por VOZ

O Google lançou em maio 2016 o Google HOME, um assistente pessoal para ser acionado por voz.

Para fazer buscas por voz, é necessário começar com o comando “Ok Google” + a informação que você quer saber.

Entre as diversas palavras-chaves relacionadas a Anitta, já aparece uma que provavelmente foi gerada nesses dispositivos do Google Home. A palavra-chave “ok google música da anitta”.

Um busca que só passou a ser registrada em junho de 2016, um mês após o lançamento do dispositivo do Google, conforme é possível ver no gráfico abaixo:

Como o assistente pessoal é muito novo, ainda não está muito claro sobre qual é o total potencial dele. Em sua conferência de desenvolvedores I/O 2018, o Google exibiu algumas atualizações no Google Home. Como por exemplo, marcar uma hora no salão de beleza para você por telefone. Se quiser ver o vídeo do sistema funcionando, é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QYmhU_kjDsM

Porém, por enquanto isso ainda não é possível. Mas já dá para colocar a música da Anitta e curtir diretamente no assistente virtual.

 

Ah… como o recorte desse estudo vai até junho de 2018, não apareceram as buscas relacionadas a Anitta+Netflix.

Vi essa semana um teaser do documentário que fizeram com ela e que em breve estará disponível, se quiser ver o trailer está nesse link:  https://www.youtube.com/watch?v=fhlWTEOH2so

Com certeza, lá vem outro boom de buscas sobre ela…

 Anitta, sério. Sou sua fã!
😉

 

E se você pudesse saber tudo que pesquisam sobre você ou sobre sua empresa?

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auladakaren@gmail.com

 

 

 

Metodologia:

PORTUGUÊS
Palavra-chave semente: Anitta
Buscas realizadas em Português com associações com a palavra-chave semente “Anitta” nos últimos 4 anos.
Países: Brasil, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia, Equador, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, México e Argentina
Redes de Pesquisa: Google e Parceiros de Pesquisa

ESPANHOL
Palavra-chave semente: Anitta
Buscas realizadas em Espanhol com associações com a palavra-chave semente “Anitta” nos últimos 4 anos.
Países: Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia, Equador, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, México e Argentina
Redes de Pesquisa: Google e Parceiros de Pesquisa

INGLÊS
Palavra-chave semente: Anitta
Buscas realizadas em Inglês com associações com a palavra-chave semente “Anitta” nos últimos 4 anos.
Países: Estados Unidos
Redes de Pesquisa: Google e Parceiros de Pesquisa

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