The mobile tipping point: Chegou a vez do Mobile!

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Todos nós sabemos que a publicidade mobile está crescendo. Mas crescendo quanto? De onde está vindo a verba para esses investimentos? E o que define sucesso nesses dispositivos? Publicitários e profissionais de mídia enfrentam esses questionamentos todos os dias na hora de decidir onde vão investir suas verbas publicitárias. Anúncios mobile estão crescendo muito mais rápido do que imaginamos e está difícil acompanhar as mudanças para continuar crescendo.

O mais novo relatório da Nielsen, The Mobile Tipping Point, Best Practices for Accelerating Mobile Brand Advertising Growrh, apresenta os dados da pesquisa realizada com profissionais de marketing, de mídia e agências.

tipping point mobile2

  • Os gastos com anúncios mobile com o objetivo de branding vão crescer mais rápido que o investimento em iniciativas de respostas diretas em 2014. Um quarto dos anunciantes vai aumentar a verba de branding em mais de 20% neste ano.
  • 3/4 da verba dos novos anunciantes mobile será realocado de verbas que seriam de outros anúncios online e offline;
  • Anunciantes vão aumentar o uso do mobile como estratégia de publicidade em múltiplas plataformas que vão ser trabalhadas em conjuntos com outras mídias online e offline;
  • 70% dos anunciantes aumentariam os anúncios mobile se pudessem medir o alcance e retorno ao mesmo tempo;

Smartphones já representam 70% de todos os celulares dos EUA, há quatro anos atrás esse índice era de apenas 18%. Um crescimento de 52%. O tempo médio gasto  é de 34 horas mensais, enquanto o tempo médio gasto nos computadores é de 27 horas mensais.

verba mobile 2013

Mas, de onde vai vir a verba para esses anúncios mobile? Apenas 27% dos anunciantes irá destinar verba própria para o mobile enquanto 51% irá incluir dentro da verba de anúncios online e 46% irá usar a verba de anúncios offline.

E onde vão investir? Como os anunciantes que estão planejando destinar a verba do mobile:

mobile apps mobile web

E que formato pretendem usar?

mobile apps mobile web2

E qual a frequência em que os anúncios mobile está sendo divulgados em conjunto com outras estratégias?

uso em conjunto com outras estrategias

Quais os maiores desafios dos anunciantes em relação a publicidade mobile?

desafiosMétricas relevantes para a avaliação do sucesso dos anúncios mobile poderiam acelerar o crescimento do uso desse tipo de anúncio. Principalmente se as métricas pudessem ser as mesmas já utilizadas nos anúncios online que são praticados no mercado atual.

Os profissionais de mídia gostariam que os anúncios mobile pudessem ser avaliados pelo GRP (Gross Rating Points – Pontos de audiência bruta em português), métrica utilizada atualmente pelos veículos de televisão. Já os publicitários preferem que os anúncios mobile sejam classificados via CTR (Click-through rateA proporção da frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio clicam nele).

metricas

Mas a maioria concorda que gostariam de métricas que apontassem o retorno e o alcance dos anúncios mobile ao mesmo tempo.

roi e reach

roi e reach2

A pesquisa aponta que existe um entusiasmo e um otimismo em relação ao crescimento da publicidade mobile que hoje só não possui um crescimento maior devido a falta de métricas que comprovem o sucesso do seu uso.

Atualmente, profissionais e empresas usam a publicidade mobile integrada com demais ações numa estratégia conjunta de promover marcas e garantir a performance que os anunciantes esperam.

Estamos passando por um grande momento de ascensão da publicidade mobile. As ferramentas e soluções que podem ajudar a sanar essa confusão estão sendo desenvolvidas ou já existem. Com o crescimento contínuo desse canal, vai ser cada vez mais necessária a existência de uma métrica comum para todos e, assim, chegaremos a um ponto de poder usar o serviço com todo o potencial que ele possui.

Para baixar o relatório completo: Mobile Tipping Point – 2014

😉