O engajamento é o objetivo principal de um influenciador e é essa taxa que indica a qualidade do conteúdo e das estratégias. É ela que vai indicar se a base de seguidores é real e não é comprada. Importante dizer que base grande de seguidores é métrica de vaidade e não de resultado.
A lógica apresentada abaixo se aplica a qualquer rede social. Entenda que engajamento são “ações de validação” do conteúdo publicado. Podem ser curtidas, compartilhamentos/envios, comentários e vídeos assistidos até o final.
E esses engajamentos só podem ocorrer para uma audiência que vê a publicação. Ou seja, o alcance do vídeo ou foto. Neste sentido, mede-se engajamento a partir da soma dos engajamentos em relação ao alcance objetivo e temos a seguinte fórmula.
Influenciadores tem altas e baixas e por isso, é importante acompanhar sempre os números mais recentes. Além disso, observe se o influenciador está apresentando números “normais” da sua performance e não um post que viralizou acima da média que ele está usando para inflacionar os números de alcance.
Números absolutos versus Taxas:
Muito importante priorizar as taxas, principalmente falando de influenciadores. Sabemos que existem nanos, micros, macros e celebridades. As taxas vão demonstrar, muitas vezes, que os pequenos conseguem engajar proporcionalmente sua base de uma forma mais forte.
E diante disso, aplica-se a taxa de engajamento em relação as últimas 12 publicações, que são as mais recentes, para avaliar resultados e comparar dados entre influenciadores.
AEP (Avarege engagement per post) | Análise do engajamento dos 12 últimos posts. Isso evita analisar um influenciador somente por um pico ou uma baixa de engajamento.
ER (engajement rate %) | É a taxa de engajamento que já vimos nesse material. Porém, é importante pontuar que existem duas formas de analisar essa métrica. Uma com dados que estão públicos e outra complete, com os dados que você precisará solicitar ao influenciador caso esteja analisando trabalhar com ele.
FORMA PÚBLICA:
ER = Engajamento total do número de posts (12 últimos) / número de posts / número de seguidores x 100
FORMA PRIVADA:
ER = Número total de pessoas engajadas do número total de posts / alcance total do número de posts / número de posts x 100
AVP (Avarege views per post) | Muitos influenciadores digitais são focados na produção de vídeos, seja no YouTube, Instagram Stories, IGTV, Tiktok, Snapchat ou em outras redes sociais. Por isso é importante média de visualizações em vídeos por post.
A fórmula é muito parecida com a do AEP, porém em vez de ações de engajamento é por visualizações. Caso você queira aprofundar a análise qualitativa influenciador, peça a ele relatórios de profundidade de visualizações dos vídeos. Isso vai lhe mostrar quanto por cento do tempo total de pessoas visualizam. Isso evita que você se baseie em visualizações vazias.
AQS (Audience Quality Score)
É uma métrica que vai de 1 a 100 e combina a qualidade do público-alvo (não número), taxa de engajamento e autenticidade em uma única métrica. Com a explosão do mercado de influenciadores digitais, muitos deles inflacionaram seu número de seguidores com seguidores falsos e engajamentos falsos, comprados em ferramentas de automação. Por isso, é importante saber a qualidade da audiência que esses influenciadores têm.
Isso é mais direcionado para influenciadores do Instagram do que de outras redes sociais. Use a ferramenta [https://hypeauditor.com/] para saber o AQS de qualquer conta no Instagram.
Fonte: Marketing na era Digital – Martha Gabriel e Rafael Kiso