Google Marketing Live 2021 | Principais pontos da conferência

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O GML – Google Marketing Live, o maior evento anual do Google para profissionais de marketing. Em 2019, foram mais de 5 mil profissionais de marketing de mais de 84 países.

Google Marketing Live 2019

Dois anos atrás, fui convidada a participar do evento em São Francisco, na Califórnia e em 2021 acompanhei novamente, em uma experiência totalmente virtual junto com milhares de profissionais no mundo inteiro. Alguns dos dados que foram divulgados no evento:

🔎 15% das pesquisas diárias realizadas no Google são inéditas;
🛒 Em 2020, 25% consumidores pagaram contas online pela primeira vez;
📲 Tecnologia impacta, como nunca, nas estratégias de marketing digital;
🙏🏻 71% dos consumidores preferem comprar de empresas que estão alinhadas com seus valores;
⚠️ As pessoas estão começando a prestar atenção, de verdade, na privacidade dos seus dados.

Como nunca, evidencia-se a necessidade de aprendizado constante em um mundo dinâmico e cada vez mais digital. O mercado exige que estejamos atentos as mudanças de gerações, de tecnologias, de técnicas…

Um dos assunto mais esperados do evento foi sobre
O que esperar do mundo sem cookies?

Os profissionais de marketing devem atender às crescentes expectativas de privacidade dos consumidores.

Para quem ainda não viu nada sobre isso, o Google anunciou que irá retirar os cookies do seu navegador, Google Chrome, que é hoje líder de uso no Brasil e em vários países do mundo. Isso impactará na forma em que os dados de navegação dos usuários serão trocados entre sites. Ou seja, o que você pesquisa sobre um produto em um site não será informado a uma plataforma de rede social para que ela possa te oferecer um anúncio de remarketing, aquele que diz “Vi que você pesquisou esse produto, estou aqui para te relembrar disso”.

A garantia da privacidade de dados, diretamente relacionadas a retirada dos cookies, por exemplo, irá impactar em toda a cadeia de marketing. Mais do que nunca, vamos precisar estudar para entender para onde estamos indo e a melhor maneira de chegar do outro lado. A maioria dos consumidores pode não entender os detalhes de como toda a publicidade que veem funciona, mas eles sabem que os dados deles estão sendo analisados. E com isso, cresce a atenção em relação a como isso está sendo tratado dentro das empresas. O mercado está respondendo com a retirada dos cookies e com as restrições de coleta de dados nas lojas de aplicativos.

Automação, Automação, Automação.

A automação fornece velocidade de criação de anúncios e geração de insights que permite identificar e atender as necessidades de evolução do consumidor em um mercado altamente dinâmico, ao mesmo tempo que se constrói uma estratégia de longo prazo. Formatos que ampliam o alcance de inventário e entregam objetivos específicos definidos dentro de uma estratégia de mídia é uma evolução importante para delegar e automatizar processos manuais e dedicar cérebro e atenção aos consumidores e ao atendimento que está sendo feito.

Analise, elimine e cresça

A cultura de testes, quando bem estabelecida em metodologias que isolam os fatores analisados, mas direcionam corretamente o caminho, pode ser feita independente do tamanho da empresa. Com a medição, será possível entender quais fatores são responsáveis por gerar o maior impacto na estratégia de mídia e assim, automatizar a escala do alcance ao grande público.

Destaco seis principais pontos que foram enfatizados pelo Google:

INOVAÇÃO ATRAVÉS DA AUTOMAÇÃO | Alcance seus objetivos de forma rápida e eficiente com automação. Em 2021, Google lança diversos novos produtos que se beneficiam de inteligência artificial e automação para escalar resultados.

CONSTRUA A MENSURAÇÃO PARA O FUTURO | Com a retirada dos Cookies e restrições aos dados das lojas de aplicativos, a necessidade de trabalho utilizando dados próprios nunca foi tão importante. O chamado “first party data” são os dados que cada empresa terá que gerar, tratar e criar estratégias para acionar nos momentos específicos dentro da sua jornada de conversão.

PROTEJA SUA PRIVACIDADE ENQUANTO ENTREGA RESULTADOS | Os consumidores estão prestando atenção em como as marcas estão utilizando seus dados e isso impacta na confiança que possuem nessas empresas. A privacidade dos dados na geração dos insights é um desafio compartilhado por profissionais de marketing no mundo inteiro e aqueles que se adequarem mais rapidamente, vão ter vantagens estratégias nas gerações de negócios.

CONSTRUA SUA MARCA E GANHE SUPERFÃS | Nunca foi tão fácil se conectar diretamente com sua base de consumidores. Alguns dos novos produtos do Google irão permitir a exibição dos produtos em várias plataformas Google de forma gratuita.

ATRAIA CONSUMIDORES OFERECENDO OPÇÕES FLEXÍVEIS PARA A COMPRA | As formas de pagamento estão evoluindo e os consumidores procuram flexibilidade. Utilize da tecnologia para ampliar suas formas de pagamento, seja online ou nas lojas físicas.

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