O dia das mulheres nunca foi tão importante

Posted on

Sobre o que significa o dia das mulheres?

Nesta semana do dia das mulheres eu gostaria de falar que para mim esse dia não é sobre ganhar flores ou receber mensagens sobre o lado feminino/forte da mulher. Para mim, o dia das mulheres é um dia de refletir sobre ocupação dos espaços.

Em seu livro LEAN IN, Sheryl Sandberg conta sobre sua percepção do comportamento feminino em reuniões executivas. Nas grandes mesas de discussões, muitas mulheres optavam por sentar fora ou ao fundo ao invés de sentar a mesa, perto dos lugares privilegiados. Assumiam que não tinham autorização, sem nunca terem sido orientadas desta forma. Sheryl indaga: “Como que as grande decisões podem contemplar a nossa visão se não participamos delas?”

Alguns anos atrás o Linkedin divulgou um estudo que falava sobre a diferença entre homens e mulheres na hora da busca pelo emprego. Os homens se candidatam a mais oportunidades do que as mulheres em função de uma grande diferença de pontos de vista masculino e feminino sobre os processos de contratação.

Segundo a empresa, as mulheres sentem que precisam atender a 100% dos critérios pedidos pela vaga, para se candidatar, enquanto os homens geralmente aplicam para os oportunidades após atender cerca de 60%. E o impacto dessa diferença acumula-se ao longo de anos.

O estudo Women in the Workplace 2022, realizado entre 2015 e 2022 com mais de 800 empresas e 400 mil pessoas demonstrou que embora sejamos maioria no mercado de trabalho, a participação nos cargos de liderança ainda tem muito para ser evoluído. Entre os executivos C-level ocupamos apenas 26%. Quando olhamos o recorte de executivas C-level negras a ocupação é de apenas 5%.

São inúmeros fatores que geram esse cenário e o estudo detalha bem os motivos. Mas o principal, em cima dos dados, o relatório fala sobre formas de mudar esse cenário como treinamentos anti vieses, programas para aumentar gerentes de níveis de entrada, projetos para priorizar o aumento de mulheres em cargos técnicos, bem como a diferença do trabalho híbrido no avanço das mulheres.

Acredito que isso sim é que devemos falar nesta data.

Não me mande flores, me mande #jobs.