O desafio de comprar uma cortina blackout

Posted on

Eu trabalho com vários clientes administrando as campanhas de Google Adwords, os famosos links patrocinados.  Com esses clientes, explico que é uma consultoria e um processo que leva tempo. Não adianta anunciar e ter um site que não está preparado para receber o cliente. É a mesma coisa que convidar alguém pra sua casa e quando ele chegar lá, a casa ainda não está construída. Como se estivesse começando a subir os tijolos ou sem móveis… não dá. A visita vai querer ir embora.

Hoje vou dar um exemplo do que é o desafio de comprar determinados produtos em sites de “tijolo”.

Desafio: Comprar um cortina blackout que tenha entre 2,00m até 2,30 de altura x 1,00 até 1,50 de largura com um preço justo. Essa é a parede, essa é a necessidade. Vamos para o passo a passo.

Passo 1: Busca do Google – Cortina blackout e blacaute ( Como aparece nas sugestões do próprio Google)

resultados pagos 1 ou resultados pagos 2

As três primeiras posições se alternam entre as mesmas empresas. Elas estão pagando para aparecer nessas posições.
Ao analisar os sites de cada uma delas, chego nos problemas que listo abaixo:

Site 1: Só vende depois de fazer o orçamento. Já me perdeu como cliente, eu quero agora. Fui para o próximo.

fashion house decoracao - so orcamento

Site 2: Não existe “produtos” no menu do site. Mas resolvi dar uma chance e procuro um pouco mais…

site 2 - produtos
Quando consigo achar os produtos nesse site 2, aparece um lightbox que não me fornece informação de preço, de tamanho, de nada. PÁGINA FECHADA. Próximo!

site 2 - produtos 2

Site 3: Informação “praque”, né?

site 3

Próxima etapa: Busca orgânica – Os resultados “não pagos” do Google (o trabalho do funcionário para posicionar o site é pago).

busca organica GERAL

Site 4: Orçamento de novo. NEEXT!

busca organica 2 - site 1

Site 5: Tem isso aqui não, moça.

busca organica 2 - site 2

A lista não acaba…..

Decido então entrar em um site “grande”.

Site 6: Oba, achei!!

busca organica 2 - site 3

Tudo bonitinho, tudo muito lindo. Aí então pra confirmar, vou pras especificações:

especificacoes - so que nao

Cortina elástica? É isso?

Além disso, o site é confuso. Tudo é vermelho e preto, nada é destaque. Na visualização do produto em específico tem 400 opções de produtos relacionados que nada agregam para quem está querendo saber informações corretas sobre o produto que quer colocar no carrinho. Eu até iria comprar pelo nome, mas desisti. Não senti confiança e não volto mais.

Desisto.

Acho que vou ter que ir na loja.

oO