10 coisas que aprendi sobre negócios com a academia

Posted on

Parei de malhar por muito tempo por causa de trabalho/faculdade/inglês/desculpasEsfarrapadas. Depois que me formei, ainda enrolei por mais alguns anos para criar coragem e voltar sério pra malhação. Muito mais que estética, exercício é saúde. Hoje, no dia que não vou pra academia, fico com peso na consciência e de mau humor.

Nesses 10/11 meses que voltei de verdade e com mais de 10kg perdidos, aprendi várias lições que uso para o meu dia a dia de trabalho.

Decidi compartilhar 😉

correndo de terno

1-) Não tem hora pra começar: Se você é daqueles que fala “na segunda eu começo” ou coloca obstáculos para começar projetos, saiba que essa é a forma mais fácil de não começar nada. Não se começa academia na segunda, nem projetos tem hora para sair do papel. Não enrolar é o segredo para de fato começar. Eu voltei pra academia era uma terça a noite e com chuva. Comecei o projeto do meu aplicativo era uma sexta-feira de noite. Quem quer, faz. Quem não quer, arruma desculpa.

2-) A responsabilidade é sua: Você é o único responsável pelo sucesso ou fracasso dos resultados que consegue. Não adianta falar que está dependendo disso ou de aquilo que o fulano vai fazer ou atrasar ações por que o outro não fez o que deveria. Sua carreira e seu corpo dependem exclusivamente das atitudes que você toma e da responsabilidades que você assume.

3-) Intervalo é necessário: Ninguém é robô, todo mundo precisa de uma pausa. Equilibrar lazer com deveres, descanso e treino é essencial. Para o músculo definir, é necessário esforço e repouso. Para ter equilíbrio emocional, é necessário trabalho e lazer.

4-) Você é capaz de ir mais longe: A academia te ensina que você pode chegar nos seus objetivos, se estabelecer pequenas metas e alcançá-las no tempo certo. Aos poucos, é capaz de ir longe e de alcançar grandes objetivos.

5-) Ter um mentor: Você precisa de alguém que te ensine por onde começar e o que fazer. E mais que isso, alguém que tenha uma visão de fora, um ponto de vista diferente do seu que pode dar dicas e ser um guia em relação ao que acha que você tem para melhorar.

6-) Processos: Tudo tem começo, meio e fim. Pular etapas pode prejudicar muito tempo de trabalho. Puxar mais peso do que consegue pode causar lesão e te deixar muito tempo sem poder malhar. Assim como assumir um cargo maior do que está preparado pode te queimar profissionalmente.

7-) Continuidade: Não adianta malhar 5 horas num dia e não malhar durante o resto da semana. Assim como não dá pra entender um projeto em que se está trabalhando por 5 horas em um dia e não trabalhar mais o resto da semana. Tudo é continuidade, é trabalhar e/ou malhar um pouco, todos os dias. (ok, domingo é dia de folga! 🙂 )

8- ) Equilíbrio: Só malhar ou só comer certo não é suficiente, para dar certo e ser algo duradouro, o corpo precisa de um equilíbrio de alimentação e malhação. Do mesmo jeito que só estudar ou só ter prática não é suficiente, uma hora ou outra uma das competências vão ser exigidas de você.

9-) Parceria: Tem um ditado que diz “Se quiser ir mais rápido, vá sozinho. Se quiser chegar mais longe, vá acompanhado”. Ter alguém que caminhe com que você, te dará motivação para ir mais longe. Na academia e na profissão.

10-) Nunca acaba: Sempre existirá um objetivo a ser alcançado, sempre DEVERÁ existir um objetivo para ser alcaçado. A falta de objetivos desmotiva e não te traz benefícios. Quando temos uma meta, vamos trabalhar para chegar lá e quando chegar, é nosso dever encontrar a próxima para sempre crescer, nunca acaba.

=*