Hoje quero compartilhar um pouco do que aprendi sobre o que diferencia uma empresa que tem clientes de outra que tem fãs e que vão ser fãs leais enquanto a marca existir, até mesmo depois, se for o caso.
Um amigo me enviou um vídeo gravado no TED, do Simon Sinek. Nele, o Simon ministra uma palestra chamada “Como grandes líderes inspiram ação e explica que o grande segredo é o “Golden Circle”. Na tradução para o português, o chamado Círculo de Ouro. Essa apresentação deve ser vista por QUALQUER líder de empresa e para qualquer um que está querendo crescer sendo inovador.
Porque a Apple é tão inovadora? Mais do que a concorrência, ela consegue ano após ano conquistar novos fãs e manter os fiés que ficam horas nas filas de espera para adquirir os novos produtos. A Apple tem o mesmo acesso a tecnologia, mão de obra e imprensa que suas concorrentes e mesmo assim é a mais inovadora e se destaca como nenhuma outra no ramo de atuação.
Segundo o Simon, isso tudo se dá graças ao que ele chama “Círculo de Ouro”.
Mas, o que é esse “Círculo de Ouro”?
Existe um padrão, para todas as grandes, médias e pequenas empresas bem sucedidas. Um padrão que estabelece uma similaridade em como todas elas pensam, agem e se comunicam. Esse fator comum a todas as empresas bem sucedidas é exatamente oposta de todos os outras que possuem clientes, não fãs.
Por que? Como? O que? Essa pequena ideia ilustra por que algumas organizações e alguns líderes conseguem inspirar e outros não conseguem.
Cada organização no planeta sabe O QUE ela faz, algumas sabem COMO elas fazem o que fazem. Mas, algumas poucas sabem o POR QUE elas fazem o que fazem. O POR QUE vai além do lucro, lucro é resultado, é sempre um resultado.
O verdadeiro POR QUE é o propósito, a causa, a crença. Qual é? Porque a empresa EXISTE? E por que alguém deveria se importar da empresa existir?
A maioria das empresas se comunica de fora para dentro. Explicam O QUE, depois o COMO e algumas tentam explicar o POR QUE.
Mas as empresas que inspiram, os grandes líderes que inspiram se comunicam dizendo em primeiro lugar o POR QUE. No que elas acreditam e assim, invertem a ordem e chegam aonde está a tomada de decisão, na mudança de comportamento. O POR QUE faz com que as pessoas se relacionem e acreditem na sua causa.
Pessoas não compram O QUE você faz. Pessoas compram POR QUE você o faz.
Esse é o segredo.
Vale a pena cada segundo dos 18 minutos do vídeo.
😉