Eu trabalho com vários clientes administrando as campanhas de Google Adwords, os famosos links patrocinados. Com esses clientes, explico que é uma consultoria e um processo que leva tempo. Não adianta anunciar e ter um site que não está preparado para receber o cliente. É a mesma coisa que convidar alguém pra sua casa e quando ele chegar lá, a casa ainda não está construída. Como se estivesse começando a subir os tijolos ou sem móveis… não dá. A visita vai querer ir embora.
Hoje vou dar um exemplo do que é o desafio de comprar determinados produtos em sites de “tijolo”.
Desafio: Comprar um cortina blackout que tenha entre 2,00m até 2,30 de altura x 1,00 até 1,50 de largura com um preço justo. Essa é a parede, essa é a necessidade. Vamos para o passo a passo.
Passo 1: Busca do Google – Cortina blackout e blacaute ( Como aparece nas sugestões do próprio Google)
As três primeiras posições se alternam entre as mesmas empresas. Elas estão pagando para aparecer nessas posições.
Ao analisar os sites de cada uma delas, chego nos problemas que listo abaixo:
Site 1: Só vende depois de fazer o orçamento. Já me perdeu como cliente, eu quero agora. Fui para o próximo.
Site 2: Não existe “produtos” no menu do site. Mas resolvi dar uma chance e procuro um pouco mais…
Quando consigo achar os produtos nesse site 2, aparece um lightbox que não me fornece informação de preço, de tamanho, de nada. PÁGINA FECHADA. Próximo!
Site 3: Informação “praque”, né?
Próxima etapa: Busca orgânica – Os resultados “não pagos” do Google (o trabalho do funcionário para posicionar o site é pago).
Site 4: Orçamento de novo. NEEXT!
Site 5: Tem isso aqui não, moça.
A lista não acaba…..
Decido então entrar em um site “grande”.
Site 6: Oba, achei!!
Tudo bonitinho, tudo muito lindo. Aí então pra confirmar, vou pras especificações:
Cortina elástica? É isso?
Além disso, o site é confuso. Tudo é vermelho e preto, nada é destaque. Na visualização do produto em específico tem 400 opções de produtos relacionados que nada agregam para quem está querendo saber informações corretas sobre o produto que quer colocar no carrinho. Eu até iria comprar pelo nome, mas desisti. Não senti confiança e não volto mais.
Desisto.
Acho que vou ter que ir na loja.
oO