Como usar novo planejador de palavra-chave do Google

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A Google mudou recentemente a ferramenta de análises das palavras-chaves, antes chamada de “Ferramenta de palavra-chave” para agora “Planejador de palavra-chave”.
Eu gostei da mudança, mas muita gente ficou confusa e resolvi fazer esse post para ajudar.

Para acessar o planejador, basta acessar o link.
Depois vá em “procure por palavra-chave ou grupo de ideias”.

tela 1

Vai aparecer a seguinte tela abaixo, onde será possível acrescentar os dados para serem analisados, com algumas facilidades em relação a como era antes.

tela 2
O primeiro campo é destinado para as palavras-chaves relacionadas ao mercado que será analisado. Caso você já tenha o site, no campo seguinte é onde deve ser inserido a URL da página de destino. E no terceiro, é para escolher a categoria do produto.

Abaixo, selecione o target:

  • Local onde o público vive, que agora pode ser escolhido com mais precisão, diferente de antes;
  • A língua, que eu sempre coloco além de português, também como inglês. (Alguns computadores possuem o inglês selecionado como idioma padrão);
  • De onde você quer os dados, se da rede de pesquisa do Google ou também da rede de parceiros;
  • E quais palavras-chaves quer negativar. Ou seja, não quer que apareça nos resultados da pesquisa.

A parte de refinar a busca, na lateral direita, é para inserir dados mais avançados. Vou deixar essa explicação para um próximo post. Deixa no padrão mesmo e vá em “Get ideas”. 😉

tela 3

A tela mostra diversas informações. Se passar o mouse no ícone que parece um gráfico irá visualizar dados da sazonalidade da palavra.
Dessa forma:

tela 4

Mas para fazer uma análise completa do mercado, sugiro fazer o download para olhar os dados com calma. Para baixar a planilha, também basta clicar no ícone que aparece na lateral superior direita, não tem erro.

tela 5

Caso queira ver como essa planilha do post ficou, é só baixar POR AQUI mesmo.

E boa análise.

😉