Inspiração ou cópia?

Posted on

A publicidade vive uma linha tênue entre a inspiração e cópia. É complicado esse trabalho de criação quando temos que divulgar “as mesmas coisas”. Concorrentes que trabalham com um nicho muito específico de mercado passam por um desafio ainda maior. Nas últimas semanas reparei como são muito parecidas as propagandas da OLX e Bom Negócio. A campanha atual do Bom negócio é muito parecida com uma das primeiras da OLX.

Ambas são empresas de plataformas de vendas online. Um local para pessoas venderem e comprarem de pessoas físicas, em sua maioria. E por esse motivo, as propagandas trabalham com o mesmo conceito: Produtos que não são mais usados que passam a ser um incômodo e um site pronto para solucionar tudo. Eventualmente usando um artista/famoso para credibilizar..

A OLX usa a temática do “desapega” e o Bom negócio de “fiz um bom negócio”. Repararam?

É só olhar as propagandas para comparar:

OLX:

Bom Negócio:

Não sei o que vocês acharam, mas para mim, todas as propagandas poderiam fazer parte da mesma campanha. rs.

E você, o que achou? Inspiração? Cópia? Ou coincidência?

🙂