Se você acha que TikTok é só “dancinha”, você está desatualizado.

Posted on

O TikTok vai transformar a forma de pensar redes sociais. Na realidade, esse processo já começou.

Eu trabalho com marketing digital faz quase 15 anos e acompanhei todas as fases das redes sociais. Por trabalhar nesse universo, fui early adapter (conceito utilizado por startups para explicar são usuários que estão abertos à experimentação de novidades e de novos produtos ainda em fase de teste) de todas as principais redes… Quem aí lembra do ICQ, MSN, MySpace, Orkut, Fotolog e bate papo do UOL? E além disso, a gente precisava usar de madrugada porque a internet era mais barata nesse horário…

Tive a sorte de ser umas das primeiras a seguir o Barack Obama no Twitter e ganhei de brinde um follow back da conta oficial dele. Ah e da Britney Spears também. Inclusive, #freeBritney.

Se quiser me seguir por lá, meu Twitter é o @kikaren

Entrei no Instagram oficialmente em 2011 e em junho completo 10 anos usando a rede social.

Primeira foto postada em junho de 2011

E onde o TikTok entra nisso tudo?

E por ter acompanhado essas várias fases tenho observado um comportamento que me lembra o início de tudo, quase como um ciclo que se fecha e começa novamente. Estamos voltando a rede social da vida real.

Lá no início, o acesso ao photoshop para as fotos do dia a dia era raro, era caro e poucas pessoas tinham o conhecimento e o acesso a tecnologia. O máximo que a gente tinha eram os filtros limitados do Instagram e que não chegavam nem perto dos filtros aplicados em tempo real aos vídeos que podemos gravar nos stories.

A favor do TikTok, existe uma nova geração e ela está de saco cheio dessa vida perfeita do Instagram, onde ninguém tem problema, o café da manhã tem suco detox, o dia tem ioga, existe o equilíbrio perfeito da vida pessoal e profissional, temos tempo para malhar todos dias, a vida sexual está em dia e a casa está perfeita.

A vida perfeita do Instagram
não existe

O que existe é rosto sem maquiagem, problemas reais, homens que lidam com seus sentimentos e choram, mulheres que enaltecem sua barriga pós gravidez, as dificuldades dos encontros de aplicativos de paquera, produtores e cantores de música se conectando diretamente com sua audiência sem precisar de gravadora, pessoas ensinando sobre gatilhos de ansiedade, professores ensinando o que sabem (como eu estou fazendo por lá), mulheres denunciando stalkers, homens denunciando racismo, artistas mostrando seu processo de inspiração e criação, pequenos empreendedores vendendo de tudo.

A lista é infinita….

Ah, e também tem dancinha. E está tudo bem! Dançar é arte e poder se expressar como quiser faz parte de ser quem somos.

E PRECISAMOS FALAR DO ALGORITMO

TODO “FORYOU*” É DIFERENTE. Cada pessoa tem o seu exclusivamente desenhado a partir do seu engajamento na plataforma. O algoritmo é ajustado automaticamente a cada like, comentário, download do vídeo, visualização até o final.

(*#foryou é o termo que se usa na rede para dizer que é o seu feed, construído a partir dos seu interesses)

Slide apresentado no evento online TikTok #ForYou WarmUp 2021

E ainda assim, o algoritmo apresenta conteúdos fora da sua casinha para te ajudar a ampliar sua visão de mundo. E eu acho isso incrível. O algoritmo é tão poderoso que até o MIT reconheceu o potencial de conexão que ele permite.

Slide apresentado no evento online TikTok #ForYou WarmUp 2021

Listo os 5 principais benefícios da plataforma hoje:

  1. OS BENEFÍCIOS DO INÍCIO DA INTERNET | A gente conhecia e se conectava com estranhos no mundo inteiro. Isso ampliava nosso entendimento sobre pessoas e se conectava com suas histórias. Isso ocorre em função do algoritmo poderoso que entrega a mídia exclusivamente por interesse no conteúdo e não se limita a localização do criador e do consumidor. (nem limita o idioma)
  2. PESSOAS REAIS – CONQUISTAS E PROBLEMAS REAIS | Não precisa de nenhum “filtro”. Aliás, os vídeos mais populares são aqueles que as pessoas são mais transparentes nas suas experiências, dicas e vivências compartilhadas. É uma rede mais perto da realidade do que todas as outras.
  3. É MUITO FÁCIL EDITAR VÍDEOS NATIVAMENTE NO APLICATIVO | A ferramenta tem, de forma nativa, uma enorme variedade de opções de edição de vídeos: cortes, adição, inclusão de texto, músicas e outras opções como uso de “tela verde”. Esses recursos ampliam a criatividade dos criadores, aumentam o engajamento e o tempo de consumo na plataforma.
  4. PENALIZAÇÃO PARA QUEM NÃO RESPEITA AS REGRAS | O algoritmo da ferramenta já bloqueia automaticamente muita coisa fora das regras de boas práticas identificadas na análise do vídeo. E quando “passa” a comunidade denuncia alguma violação que é rapidamente analisada pela empresa. Isso sempre foi um modelo de atuação da empresa que começou sendo quase exclusivamente para crianças.
  5. CONSTRUÇÃO DA COMUNIDADE | O algoritmo é forte e aproxima as pessoas que tem interesses em comum. E nesse sentido, constrói uma forte comunidade no mundo inteiro. Tem espaço para todos os interesses, assuntos e idades.

O TikTok vai transformar a forma de pensar redes sociais porque estamos migrando para a era da participação e não mais da passividade e consumir os conteúdos sem engajar com eles. E as marcas que entenderem esse novo tipo de se comunicar serão aquelas que irão prosperar nesse novo ambiente.

Slide apresentado no evento online TikTok #ForYou WarmUp 2021

E ao entender a relevância das pautas e genuinamente se conectar com elas, as marcas consegue entrar na conversa sem parecer o intruso da festa. E esse é o maior poder da rede social hoje.

Slide apresentado no evento online TikTok #ForYou WarmUp 2021

E você, está preparado?

  • Share

0 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.