10 lições que o Startup Weekend te ensina

Posted on

Nem toda ideia pode virar empresa, mas toda empresa saiu de uma ideia. Iniciativas como a do Startup Weekend servem para ajudar na transformação de ideias em negócios de sucesso, além de proporcionar um incrível network no decorrer desse processo.

Startup Weekend

Compartilho aqui as 10 lições que aprendi participando desse evento:

1) Ter disciplina.

Tem hora pra começar e acabar, sem jeitinho brasileiro. Todas as atividades desenvolvidas precisam acontecer dentro do horário estipulado. Não tem desculpa nem pra galera da área de criação, todo mundo tem que se adequar as regras.

Você vai precisar de disciplina para fazer tudo dentro das 54 horas do evento.

canvas2) Ter metodologia

Os mentores não participam do evento por acaso, eles sabem quais caminhos seguir (e principalmente não seguir) para direcionar as equipes. Os métodos ensinam os caminhos para transformar uma ideia em um negócio viável.

Seguir a metodologia testada pelos mentores te ajudará a executar tudo de forma mais eficiente.

humildade3) Ter humildade

Ninguém sabe tudo e sua ideia nem sempre vai ser a escolhida. Ao participar de um evento como esse aprendemos que todo mundo tem uma ideia que vai mudar o mundo e às vezes algumas delas mudam mesmo, mas isso não acontece sempre.

Aprendemos a ter humildade de escutar críticas e aceitar que muitas vezes outras ideias tem mais chance de dar certo do que as nossas.

delegar funcoes4) Saber delegar funções

A formação da equipe com os perfis não é por acaso. Todo mundo tem um papel importante e cada um deve saber que precisa exercê-lo da melhor forma possível para ajuda sua equipe. Saber delegar funções é uma habilidade que pode ser o grande diferencial de uma equipe vencedora.

5) Saber simplificar

Muita gente fazendo a mesma coisa não funciona e não há tempo para tarefas complexas. Encontre formas criativas e simples de resolver os problemas que vão ser impostos ao grupo e reduza o desperdício de tempo e dinheiro. O simples é efetivo. Leia um pouco sobre Lean Startup para entender a ideia.

comunicar6) Aprender a se comunicar

Para alguns, fazer o “pitch” é o maior desafio do evento. Quem tem medo de falar em público foge desse momento do primeiro dia. No evento, o “pitch” não é obrigatório, mas se você tem uma ideia que quer colocar em prática, precisa aprender a vendê-la.

Um excelente lugar para começar a treinar essa habilidade é no Startup Weekend, principalmente para ganhar um feedback sincero sobre seu desempenho.

1185696_697634786954011_799967111_n7) Pensar nos outros

Empresas existem porque resolvem problemas. Se coloque na posição dos outros, descubra quais são seus problemas e encontre soluções. Melhor ainda, encontre soluções que as pessoas topariam pagar para não ter mais esses problemas.

Não se restrinja aos seus problemas, pense nos outros.

desapegar8) Aprender a desapegar

Uma das primeiras lições do Startup Weekend é aprender a desapegar. Muitos chegam ao evento tão apegados a ideia que sentem dificuldade em ouvir sugestões que alterem o modelo original.

Depois do “pitch”, ocorre uma votação para selecionar as melhores ideias. Se a sua for selecionada, ainda pode acontecer de começar com um conceito e terminar com outro totalmente diferente depois do processo de validação. Não se apegue, pois você pode acabar não percebendo um jeito bem melhor de fazer o negócio dar certo.

E por último, não se apegue mesmo se sua ideia for escolhida e validada pela equipe. Depois que você compartilhou com sua equipe, ela passa a ser de todos.

644515_10151130082144099_1941151290_n29) Aprender a ser criativo

O evento é montado para acontecer em 54 horas. Nesse tempo você irá fazer (ou só escutar) o pitch, participar da votação, formar equipes e executar todos os processos de validação e montagem do produto para no fim apresentar para um júri.

Os mentores vão te ajudar e dar dicas para conseguir fazer isso tudo da forma mais simples possível, mas no fim das contas é a criatividade da sua equipe que vai fazer a diferença. Lembre-se, simplificar é ser criativo.

10) Empreendedores Empreenderão

O melhor jeito de começar a colocar sua ideia em prática é arrumar alguém pra te ajudar a chegar lá. Dependendo da cidade onde você mora, como é o caso de Brasília (onde eu moro), pode ser difícil encontrar parceiros para uma sociedade.

Nesse caso, o melhor jeito para conhecer pessoas que queiram e gostem de fazer o mesmo que você é indo em eventos como esse. O projeto desenvolvido no Startup Weekend pode não vingar, mas depois do evento você terá o conhecimento para colocar o seu sonho em prática e quem sabe ele pode dar certo.

Você vai aprender como começar a empreender e vai encontrar os parceiros certos para isso. 😉

734479_345643198869682_176558973_n

  • Share