Sempre me perguntam como consigo fazer tanta coisa. E digo que com um bom planejamento, consistência e disciplina é possível aproveitar bem nosso tempo limitado.
Para fazer minhas pesquisas, estudar sobre os assuntos que abordo e para quaisquer outras coisas do dia a dia, eu já gasto muito tempo… Esses são alguns dos hacks que uso para encontrar o que preciso mais rápido e ser mais eficiente no processo de busca.
Lembre-se que o principal ponto é: Não é necessariamente trabalhar por mais horas, mas sim ser mais eficiente com as horas que você tem. E saber buscar as informações de forma mais rápida ajuda nesse processo.
Segue abaixo 12 dicas para realizar uma busca:
O primeiro hack é “Site”, que limita sua pesquisa a um único site.
O segundo é “Source” que permite que você escolha uma fonte específica no Google Notícias é (útil se você precisar olhar fontes de notícias específicas ao escrever artigos.)
O terceiro é “Intitle”, que informa ao Google que você deseja apenas resultados em que as páginas incluem o termo de pesquisa em sua meta tag de título.
O quarto hack é o “Allintitle” e funciona da mesma forma que o “intitle” mas garante que todas as palavras da consulta estejam na meta tag title de todos os resultados. Por exemplo, se você vendeu “treinamento de Instagram” no seu site, poderá usar esse operador para encontrar outros sites que tenham “treinamento em Instagram” em seus títulos. Esta é uma maneira rápida e fácil de identificar sua concorrência direta.
O quinto é o “FileType” que diz ao Google para retornar apenas resultados de um tipo específico de arquivo. É útil ao procurar pesquisas, que geralmente estão em PDF ou em outros formatos de arquivo de documento, e não em HTML.
O sexto é o “Related” que é um operador que ajuda a encontrar sites relacionados a um URL especificado.
O sétimo é “Aspas ‘texto’”, pois a colocação do termo de pesquisa entre aspas inicia uma pesquisa de correspondência exata para essa frase.
O oitavo é o “AND”, onde o Google pesquisará resultados relacionados a ambos/todos os termos digitados no campo de pesquisa.
O nono é o “-”, pois o hífen ajuda a excluir palavras de suas consultas de pesquisa. Por exemplo, você pode pesquisar por “Búzios”, mas excluir “jogos”, se não desejar resultados de turismo e não de natureza religiosa.
O décimo é “#…#”, onde dois números com dois pontos indicam ao Google para retornar pesquisar de histórias dentro desse intervalo de anos.
O décimo primeiro é “@” para pesquisar mídias sociais. Coloque o @ na frente de uma palavra para pesquisar nas mídias sociais, por exemplo: “@twitter”.
O décimo segundo (e último) é “#” para pesquisar hashtags. Coloque # na frente de uma palavra, por exemplo: “#throwbackthursday”.