A Farofa da Gkay veio para ensinar uma coisa para o mercado. A forma de fazer publicidade não é apenas fazer parte da conversa, mas sim, criar e dominá-la. Na internet e fora dela.
A Gessica Kayane, ou Gkay, é uma humorista que faz sua festa de aniversário nesse formato faz alguns anos. Em 2021, repetiu a edição de 3 dias de festa com shows de artistas diversos exclusiva para seus convidados que em sua maioria são influenciadores digitais. Um detalhe é que muitos deles ganharam fama durante a pandemia. E outro fator curioso é que não foram vistas celebridades das mídias tradicionais, como da televisão (com exceção de ex-bbbs).
Esse evento não é apenas uma festa, mas sim uma grande campanha de publicidade para a aniversariante.
Muitos influenciadores digitais e muita “fofoca” resultou em muitas notícias. No dia seguinte, a maioria dos assuntos mais comentados foram relacionados a festa.
Com isso, vimos um fenômeno interessante que se evidenciou em função da festa. Ou as pessoas comentavam as notícias citando os protagonistas ou perguntavam:
“Quem é Gkay? Nunca ouvi falar dela.“
No google Trends, as buscas mostram um salto no último mês:
E o volume de seguidores também cresceu, foram quase 1,6 milhões a mais na última semana, segundo o Socialblade.
E cada vez mais, é provável que você encontre conteúdos de grandes influenciadores que você não conheça. Com os algoritmos das redes sociais personalizando os conteúdos para cada um de nós, criam-se núcleos de influência que são extremamente fortes em seus nichos e são completamente desconhecidos fora dele.
Eventos como esse faz a bolha dela crescer e o conteúdo chegar a mais pessoas.
Para isso, ela convidou influenciadores de todos os tipos de segmentos, de moda, beleza, música, fitness, lifestyle e claro, humor. Aliás, o humor é uma categoria de conteúdo que chega em quase todas as pessoas nas redes sociais. Segundo o Global Web Index, de setembro de 2021, 55% do entrevistados disseram que ter mais interesse em consumir conteúdo bem humorado de influenciadores e pessoas que seguem. E esse segmento está entre os que mais possuem seguidores.
Para a Gkay, isso é excelente. Todo mundo vira um potencial seguidor.
O aumento de base vem de forma orgânica, mas não gratuita. Estima-se que ela investiu R$ 2,8 milhões no aniversário. Ao pagar pela festa, a humorista usa de uma estratégia de awareness para a grande massa fora de sua bolha. Dessa forma, muitas pessoas passaram a conhecer ela e seu trabalho com humor e sua base cresce. Aliás, ela se inspirou no Whindersson Nunes para construir sua carreira, tanto no humor como no uso certo da internet para construir posicionamento de marca e influência.
Agora me conta aqui nos comentários, você era do time que já conhecia a Gkay ou que não fazia ideia que ela existia?