Quando dou consultoria, uma das primeiras coisas que faço é a medição do tamanho do mercado do cliente. Dessa forma, já tenho informações suficientes para dizer o que é apropriado fazer em relação a ações e qual a verba ideal de publicidade online ele deve fazer. Assim, evitamos de usar um canhão pra atingir uma mosca e também não tentaremos acertar uma moscaria com um uma faca. Fazer marketing é usar a ferramenta certa para o mercado certo.
Como estamos falando de mercado online é inevitável falar de Google. A busca realizada na ferramenta tem íntima relação com as intenções de compra de um determinado público. Para ter uma noção do que estamos falando, podemos olhar como é feita a busca por uma palavra-chave simples, como “dia das mães”.
A época do ano em que mais se busca mais informações sobre o dia das mães é no mês de maio, nos demais períodos não existe busca pela data comemorativa como podemos ver no gráfico abaixo. A ferramenta usada para esse gráfico é o Google Trends.
Para entendermos o mercado online, é importante estudar o comportamento de buscas do público-alvo. Cada busca feita na internet é um indício do que está sendo procurado ou indícios sobre intenção de compra, como já mostrado. O buscador de maior prestígio no país é uma ótima opção de pesquisa de mercado. O Google hoje, é líder no mercado de buscadores na internet, com 80% das buscas, seguido pela Microsoft/Bing com 9,91%, Yahoo! com 6,50% e o outros que completam os 3,5% restantes, segundo dados da Serasa Experian. Desde 2003, o Google já respondeu a mais de 450 bilhões de buscas únicas feitas. Todos os dias meio bilhão de buscas são feitas, sendo que 16% dessas buscas nunca foram feitas antes segundo dados fornecidos pelo próprio Google. Estudar as buscas feitas no Google pela palavra-chave desejada nos dirá qual o comportamento do consumidor e qual a sua sazonalidade.
Vou tomar como exemplo o caso dos preparatórios online para concursos públicos. A capital do país também é conhecida como a capital dos concurso públicos e várias empresas estão investindo nesse mercado que movimenta muito dinheiro. Embora online, o público de Brasília pode ser considerado com o alvo desse tipo de serviço.
Para saber o tamanho do mercado, vamos usar a ferramenta Planejador de palavras-chaves do Google” e vamos colocar algumas palavras relacionadas a concursos públicos.
Usei palavras-chave da cauda longa, que são expressões mais direcionadas para o mercado de preparatórios online para concursos públicos. Pois só a palavra-chave “concurso público” é ampla demais e poderia gerar a informação errada. Observe também que negativei, ou seja, exclui dos resultados as palavras-chave “grátis, gratis, gratuito e gratuita” pois não quero que esses dados sejam incluídos na minha planilha.
Depois disso feito, vai aparecer uma tela igual a abaixo:
No espaço marcado com o círculo vermelho é possível fazer o download da planilha para analisar os dados da ferramenta. E aí que começa o trabalho de verdade.
A tabela é enorme e depois de organizar os dados, ela vai ficar mais ou menos assim:
Temos as informações referentes a concorrência de cada palavra-chave, as buscas locais (no caso, Brasília) e globais (no caso, Brasil) além da estimativa de custo pelo clique de cada uma dessas palavras. O mais importante dessa planilha é verificar a quantidade de buscas realizadas por mês no Google para cada uma delas, é essa informação que diz qual é o tamanho do mercado.
No fim da planilha, ao somar todos os dados, vamos ter o seguinte cenário:
A competição média desse mercado é de 79%. Quanto mais próximo de 100%, mais disputado.
As buscas globais desse mercado apontam mais de 13 milhões de buscas, não muito distante seguem as buscas locais que são mais de 11 milhões, é muita coisa.
O custo médio por clique (CPC) que paga-se por esse mercado é de R$ 1,17. Esse valor pode-se considerar alto, não devemos esquecer de que é o valor pelo clique. Imagine que seu site consiga trazer apenas 1% desses 11 milhões, só nisso são mais de 110 mil cliques.
Outro dado importante são as buscas mês a mês realizadas para os termos desse mercado, é possível ver na planilha que nos 4 primeiros meses do ano estão o maior número de buscas e as pesquisas vão caindo até chegar em dezembro. O mês de dezembro apresenta uma queda de mais de 40% em relação a janeiro. Ou seja, empresas dessa área devem se preparar para meses melhores no começo do ano e piores no fim. Isso é informação até para o controle financeiro que deve poupar mais para ter como pagar as contas de fim de ano sem tomar grandes sustos.
Esse tipo de informação ajuda em qualquer planejamento que a empresa precise fazer. Seja para mercados grandes como pequenos, com dados assim é possível dizer para o cliente que não é ele que escolhe o mês que quer vender mais e sim o mercado. Por exemplo, para outros mercados, o mês de dezembro com o natal é o mês de maior faturamento. Para o mercado de preparatório de concurso público provavelmente será em janeiro, fevereiro, março ou abril, mas dificilmente será em dezembro.
Caso queira, pode fazer o download completo da planilha abaixo:
Palavras chaves – análise de mercado de concurso público
Se tiver qualquer dúvida e quiser, pode entrar em contato comigo que faço uma análise da sua empresa para investimento em Google AdWords. Meu email é blogkarenalberti@gmail.com
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