1. Astroturf / Mascarar os verdadeiros donos da mensagem
Um serviço de listas de URLs, domínios e endereços de IP que podem distribuir spam ou conteúdo impróprio.
2. Blame tool / Ferramenta de Culpa
Uma ferramenta interna que fornece dados sobre “quais fontes e gatilhos recomendaram uma postagem incorreta”.
3. Corgi
Matemática extremamente complexa que procura padrões no comportamento dos usuários e identifica cliques na plataforma. É “muito útil” para identificar tentativas de manipulação em larga escala.
4. Dark Social / Rede social sombria
Termo para mensagens sociais criptografadas privadas, como whatsapp. As informações falsas compartilhada no dark social são “difíceis de detectar, rastrear ou bloquear”.
5. Divisive Content / Conteúdo divisionista
A equipe de integridade do Facebook define conteúdo divisionista como “conteúdo ao qual pessoas ideologicamente semelhantes têm uma resposta positiva e ao qual pessoas ideologicamente diferentes têm uma resposta negativa”.
6. Eat your veggies / Coma seus vegetais
Código para o protocolo de comunicação do Facebook em torno de “lançamentos de notícias importantes/ confidenciais nos feeds”
7. False News / Notícias falsas
Facebook agora rotula “fake news” como apenas notícias falsas, chamando o antigo termo para informações públicas enganosas de “politizado”.
8. Faux-Tire / Pneu furado
Refere-se à sátira falsa: “material destinado a distorcer/promover propaganda enquanto tenta se auto-retratar como sátira para evitar a classificação como de notícia, evitando a checagem de fatos.
9. Magnet-users / Usuários magnéticos
Usuários do Facebook que estão “hiperenvolvidos com conteúdo ruim”.
10. Cannibalism / Canibalismo
Um conceito geral de negócios que descreve como o crescimento de um produto da empresa pode ter implicações negativas no crescimento de outros produtos da empresa.
Os funcionários do Facebook são instruídos a considerar “incrementalidade”: até que ponto o crescimento de um produto, como o Instagram, é considerado “crescimento verdadeiramente incremental” quando comparado ao crescimento de outros produtos, como o aplicativo principal do Facebook.
11. Harass dash / Traço de assédio
Abreviação de uma ferramenta interna chamada “painel de assédio”. O painel de assédio usa classificadores como “intimidação e assédio”, “discurso de ódio” e “violência e incitamento” para sinalizar comentários que possam violar os padrões da comunidade do Facebook.
12. Waterfall / Cachoeira
O “pipeline de produção primária para desinformação”.
13. Surge / Surto
2020 foi “o ano do aumento repentino”, de acordo com uma apresentação interna do Facebook chamada “Trabalhando de forma sustentável em 2021 (e além)”. Um slide definiu surtos como “períodos de intensa reorientação e redobramento em um conjunto de produtos, políticas e processos destinados a atender aos momentos em que nos encontramos”. Esses “momentos” incluíram a pandemia, a justiça racial, a crise econômica e a eleição presidencial.
14. Lockdown / Bloqueio
Quando uma equipe do Facebook é “bloqueada” para resolver um problema, trata-se de “processos organizados de forma rígida e com limite de tempo, com propriedade clara e um objetivo específico”. Devido ao status de alta prioridade de um bloqueio, a equipe afetada “pode solicitar recursos adicionais das equipes vizinhas”.
O autor da apresentação definindo termos como surge, lockdown e war room, observou: “… muitos de nossos termos de trabalho têm conotações militares – embora haja muito a admirar na disciplina rigorosa e na coragem dessas instituições, as palavras importam. Usar a linguagem da batalha provavelmente tem um impacto subconsciente nas lentes com as quais vemos nossa missão e nossos resultados. “
15. Blackhole / Buraco negro
Um serviço de lista bloqueada de URLs, domínios e endereços IP que podem distribuir spam ou conteúdo impróprio. O Facebook usa o Blackhole para anexar um rótulo como “OK”, “BAD” ou “IFFY” a esses objetos, o que tem um efeito correspondente em como eles podem ser usados e visualizados no site.
16. Fair / Justo
Acrônimo de Facebook AI Research.
17. Remove, Reduce, Inform / Remover, reduzir, informar
Estrutura do Facebook para combater a desinformação sobre a equipe de integridade: “removemos o conteúdo que viola nossas políticas, reduzimos a disseminação de conteúdo problemático que não viola nossas políticas e fornecemos contexto adicional para ajudar as pessoas a fazerem escolhas informadas sobre o que lêem ou compartilham. “
18. Depolarizing group / Grupo de despolarização
Um grupo do Facebook que permite interações positivas entre pessoas que estão distantes no espectro ideológico.
19. Your money, your life / Seu dinheiro, sua vida
A sigla “YMYL” pode se referir a postagens, páginas, sites ou aplicativos que abordam questões que afetam a subsistência ou o bem-estar de uma pessoa. “Spam ou abuso em tais tópicos podem ser especialmente prejudiciais”, de acordo com o glossário da equipe de integridade do Facebook.
20. Mystery image / Imagem misteriosa
Imagens clickbait que podem reter informações “envolvendo gráficos sintéticos sobrepostos que chamam atenção anormal a partes de uma imagem. Essas são, normalmente, experiências de usuário com spam e de baixa qualidade”.
21. Sacramento
O codinome do Facebook para “um projeto de dados priv A/C”. Isso provavelmente se refere ao “privilégio advogado-cliente”, uma regra legal que protege a comunicação confidencial entre um advogado e seu cliente de processos de descoberta.
22. Speaking / Falando
O codinome para os “pontos de discussão aprovados” da equipe de integridade do Facebook: “Em Integridade, tome cuidado para sempre permanecer dentro dos pontos de discussão aprovados de nosso departamento … devido à sensibilidade de nossos tópicos, sempre prefira qualquer mensagem possível através dos canais apropriados.”
23. Critical events / Eventos críticos
O termo usado pela equipe de integridade do Facebook para fazer referência a eventos como “eleições, crises e problemas sociais crônicos”. Os eventos críticos podem exigir “operações e ferramentas para fornecer um foco extra em varreduras proativas e acionar manualmente ações para mitigar esses episódios de maior risco.”
24. Aligned friend and Cross-cutting friend / Amigo alinhado e amigo transversal
Um amigo alinhado é uma pessoa que está perto de você no mapa ideológico, também conhecido como “dentro do grupo”, enquanto um amigo transversal é uma pessoa que está longe de você no mapa ideológico, ou no “grupo externo . “
25. Blue / Azul
Um adjetivo que se refere ao aplicativo principal do Facebook. Por exemplo, “tempo azul” se refere ao tempo total gasto no aplicativo principal.
Fonte: Insider