Google AdWords | Vocabulário

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Uma das coisas que sempre me perguntam é sobre o Google AdWords. Resolvi escrever uma série de conteúdos explicando um pouco sobre a plataforma de anúncios do Google. Vou falar sobre o funcionamento dos anúncios, da estrutura de campanhas, de como montar uma campanha de anúncios entre outras dúvidas que recebo muito.

A primeira publicação da série vai ser a básica, durante as explicações vou usar muitos dos temos do Vocabulário abaixo:

Cliques – Quantidade de vezes que o anúncio foi clicado.

Impressões – Quantidade de vezes que o anúncio apareceu. No caso do Google AdWords, o número de impressões indica a quantidade de vezes em que o anúncio apareceu em uma pesquisa. 

Conversões: Quantidade de vezes que a conversão foi atingida de acordo com o objetivo do anúncio. A conversão pode ser um preenchimento de formulário (leads), pode ser um clique, pode ser uma venda ou ainda apenas uma visualização de vídeo.

CTR – Refere-se à porcentagem da audiência que visualizou sua mensagem e clicou no link disponibilizado, sendo redirecionada à sua página da web. É considerado um índice de qualidade dos anúncios.

CPC – Custo por clique. Representa o valor pago em cada clique obtido.

CPA – Custo por aquisição. Representa o valor pago em cada aquisição obtido.

CPM – Custo por mil. Representa o valor pago a cada mil visualizações obtidas.

Taxa de rejeição – É um índice percentual que mede a quantidade de pessoas que entraram em uma página e saíram sem interagir com ela.

Taxa de conversão – A taxa de conversão é um índice utilizado no intuito de analisar os resultados alcançados com as campanhas e estratégias de marketing. E pode ser o fechamento de uma venda, o preenchimento de um cadastro, a solicitação de um orçamento ou até mesmo a assinatura de uma newsletter.

Teste A/B: Teste feito com duas ou mais variações de uma página, publicação ou e-mail. O objetivo é avaliar qual das versões apresenta melhor desempenho tendo como base a resposta dos usuários. Por exemplo: você pode enviar dois e-mails com assuntos (títulos) diferentes e testar qual deles conquista a maior taxa de abertura.

Funil de vendas – O funil de vendas é o caminho, ou conjunto de etapas necessárias do interesse até a compra do produto ou serviço. Esse caminho também é chamado de “jornada de compras” das potenciais clientes de uma determinada organização.

Call-to-action – Em termos de marketing, call to action (CTA), que significa a “chamada para ação”. Geralmente são conteúdos de caráter imperativo que conduzem o interlocutor a realizar uma ação. Call-to-actions podem ser utilizados em anúncios que levam para uma landing page, como também podem ser utilizados dentro de uma landing para conduzir para um processo de conversão de vendas. Na maioria dos casos, os call-to-actions aparecem em formas de botões com links.

Landing Page – São páginas criadas com foco na conversão. No Google AdWords, as landings pages são as URLs que serão utilizadas para direcionar os anúncios.

Índice de qualidade – É uma estimativa da qualidade que o Google dá para palavras-chave e páginas de destino. O ranking apresenta uma escala que vai de 1 até 10 e se baseia em diversos critérios de relevância indicados pelo Google. Quanto mais relevantes forem seus anúncios e suas páginas de destino para o usuário, mais alto será o Índice de qualidade. Esse índice é importante porque no cálculo do valor pago pelos cliques (ou visualizações) dos anúncios, o IQ ajuda a diminuir o valor pago.

Leads – É um conceito muito utilizado no Marketing Digital. Entende-se como Lead um potencial consumidor que demonstra interesse no seu produto ou serviço. Esse interesse leva o interlocutor a preencher seus dados em um formulário para receber uma oferta, ou um e-book, ou a fazer uma assinatura de newsletter.

Prospects – A diferença entre um lead e um prospect é que um lead só preencheu um formulário fornecendo seu email de contato em troca de algum conteúdo relevante enquanto um prospect precisa apresentar uma intenção de compra.

Clientes –  Entende-se como cliente a pessoa que tem acesso a um produto ou serviço mediante pagamento. Dependendo do contexto, a palavra cliente pode ser usada como sinônimo de comprador (a pessoa que compra o produto), utilizador (a pessoa que utiliza o serviço) ou consumidor (quem consome um produto ou serviço).

Busca Natural – De uma maneira geral, refere-se aos resultados orgânicos, que “não são pagos”, provenientes de um mecanismo de busca, como Google, Bing ou Yahoo!. São considerados “não pagos” porque os links de acesso feitos nos buscadores não geram custos aos sites que recebem o tráfego. Entretanto, os custos de resultado de uma busca natural estão relacionados aos custos de execução do conteúdo, desenvolvimento e hospedagem do site. Portanto, exige-se cuidado na definição de busca natural ser considerada gratuita.

Busca Paga – Como o próprio nome diz, a busca paga é o resultado de pesquisa gerado pelos anúncios patrocinados. Os mecanismos de buscam apresentam plataformas de anúncios onde é possível configurar a compra de palavras-chaves que vão gerar os resultados para determinadas landing pages. Esses resultados aparecem em destaque nos buscadores e aparecem em destaque em relação aos resultados orgânicos.

KPI (Key Performance Indicator) – Significa indicador-chave de Desempenho. É utilizado para medir o desempenho dos processos e performance dos resultados. A função do KPI é juntar métricas que contam uma história em um número, como taxas de crescimento, de conversão, tempo de produção de um produto versus número de pessoas envolvidas entre outros.

 

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