O Google AdWords é o produto do Google responsável em fazer anunciantes e potenciais clientes se encontrarem. A procura por informações, produtos e serviços no buscador ou na Rede de Pesquisa do Google é o principal meio de monetização da empresa enquanto a maioria dos serviços são disponibilizados “gratuitamente”. ( O nosso preço é deixar ser impactado por propagandas enquanto utilizamos os produtos de forma gratuita. 😉 )
Atualmente o GMAIL, email do Google, faz parte da Rede de Pesquisa e você já deve ter observado que é comum aparecer anúncios enquanto você lê e responde seus emails. Esses anúncios, polêmicos por que usam um robô para identificar os temas conversados no email e apresentar anúncios relacionados a eles, agora estão aparecendo em formato de email marketing.
Como assim email marketing?
O anúncio agora chega no formato de email na aba promoções, como é possível ver no print abaixo:
Ao abrir, a mensagem é totalmente direcionada para captura de informações do cliente em potencial. Logo acima do email vem o texto explicativo “Ao enviar os dados por meio do formulário abaixo, você envia informações ao anunciante”. Como podemos ver na imagem abaixo:
Na lateral do email, é possível ver a informação de que é um formato novo, que poderá ser encaminhado, marcado como favorito ou apenas excluído e não mais visualizado.
O google já deu alguns indícios de quer usar mais o GMAIL como uma plataforma display para seus anunciantes, prova disso é a divulgação recente da nova visualização de emails promocionais.
Acredito que esse tipo de anúncio também deve estar em fase de testes pois ainda não identifiquei como fazer a configuração disso no sistema do Google AdWords.
Mas nesse momento vou começar meus testes.
Quero implementar isso já!
😉