Sempre me perguntam como funciona para “aparecer no Google” e se realmente vale a pena. Resolvi fazer esse post para explicar um pouco da ferramenta do Google AdWords e as vantagens de anunciar.
Antes de mais nada, porque o Google?
O Google é líder no mercado de buscadores na internet com 80% de participação, seguido pela Microsoft/Bing com 9,91% Yahoo! com 6,50% e o outros que completam os 3,5% restantes, segundo dados da Serasa Experian. O Brasil é o mercado que mais usa o buscador no mundo e quem quer vender não pode deixar de divulgar seu serviço/produto por lá.
O que é o Google AdWords?
O Google Adwords é o sistema que controla de forma simples a publicidade que é feita no Google. Quando um usuário faz uma pesquisa por alguma informação no buscador, aparecem resultados pagos e não pagos. Na imagem abaixo, os campos marcados em vermelho são os resultados pagos e em verde os não pagos, também chamados de resultados orgânicos.
Quando o usuário busca por um produto ou serviço e clica no resultado pago, é levado diretamente para o site do anunciante. Dessa forma, liga-se de forma eficaz vendedores com possíveis compradores. E o anunciante só paga pelo clique obtido, ou seja, só paga pelo cliente em potencial que entrar no site da empresa. É um tráfego totalmente qualificado.
A exibição dos resultados da busca paga é feita através de um sistema de leilão entre os concorrentes de determinada palavra-chave mas não é sempre quem paga mais que aparece em primeiro. O Google faz uma complexa conta que leva em consideração vários fatores, desde do preço que o anunciante está disposto a pagar até a qualidade do site que é medida pelo robô do Google.
É necessário ter um orçamento mínimo?
Não, você investe quanto quiser e puder. Funciona igual um cartão de celular pré-pago, depois de colocar o crédito na conta, ele será consumido de acordo com o número de cliques alcançados.
Através do buscador são realizadas pesquisas, tomadas de decisões e claro, compras. Estar presente na hora da pesquisa é se destacar da concorrência!
Por onde eu começo?
É necessário entender um pouco do seu objetivo e do potencial do seu mercado de atuação. Solicite um breve estudo sobre o mercado!
Quer saber quanto você pagaria para exibir sua empresa nos resultados do Google?
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