Produtividade | Estado de fluxo

Posted on

Você sabe o que é “Estado de fluxo”? Segundo Mihaly Csikszentimihalyi, é graças a esse estado de fluxo que as maiores criações do universo foram feitas.

Mihaly é psicólogo da Universidade de Chicago. Ele desenvolveu uma teoria que explica como as pessoas comuns como alcançar estados de êxtase, sair da rotina e mergulhar em uma realidade alternativa e produzir algo que sai totalmente do comum.

Todas as grandes civilizações que conhecemos hoje, como os egípcios, gregos, romanos, incas e etc. são conhecidas pelas grandes realizações que fizeram e deixaram para a história. Não foi o cotidiano dessas épocas que marcaram a história e influenciaram outras gerações com seus feitos. Essas realizações possuem em comum uma produção de experiências da vida humana de uma forma concentrada, ordenada, conduzida para proporcionar o êxtase na vida das outras pessoas. No estado de êxtase as pessoas não pensam, elas sentem. Não existe esforço, é um sentimento espontâneo, um estado de êxtase.

Mas afinal, como é esse estado de fluxo? Para quem já viu o filme “Sem limites” acredito que o “estado de fluxo” é algo bem parecido com o que o personagem principal do filme viveu. Na história, o personagem toma uma “pílula do conhecimento” e com ela tem o poder de acessar 100% do cérebro e desenvolver tudo o que ele não sabia que era capaz.  Quem não viu o filme, basta ver essa cena que já vai dar pra entender do que estou falando.

Mihaly explica que são 7 as características que identificam esse total sentimento de imersão.

1º) Envolvimento completo com o que está sendo feito:  A concentração total em prol de um objetivo faz com que nosso cérebro desenvolva sua performance máxima, onde todo o resto não importa e excelência máxima é atingida.

2º) Sentimento de êxtase: A sensação é de estar fora da realidade do dia a dia.

3º) Sentimento de clareza interior: Saber o que precisa ser feito e saber que você está executando bem essa tarefa.

4º) Saber que a atividade é factível: Saber que você tem habilidades adequadas para aquela tarefa e que dá conta de executar o que precisa ser feito.

5º) Senso de serenidade: Não existe a preocupação do “se”. Sente-se que está crescendo além das barreiras do EGO.

6º) Senso de tempo desaparece: A noção de tempo some, você esquece de si mesmo e se sente parte de algo maior.

7º) Motivação intrínseca: Só de alcançar o estado de fluxo por si só é a recompensa e motivação para continuar.

A capacidade de alcançar o “estado de fluxo” é inteligência emocional no ponto mais alto possível de ser alcançado onde a canalização da concentração permite desenvolver um aprendizado ao máximo possível. Depois de alcançar esses 7 pontos, o que você fizer se tornará algo valioso para você.

a-teoria-do-fluxo-e-educacao-fisica-escolar-01

Segundo o gráfico, a relação entre exigências e habilidades influenciam diretamente nos sentimentos. Quando as pessoas são solicitadas para fazer pouco, elas sentem que podem produzir mais. Quando são solicitadas para fazer muito pouco, elas ficam entediadas. Se a tarefa solicitada for maior do que a capacidade dela de execução, elas ficam ansiosas. O estado de fluxo acontece na zona tênue entre o tédio e a ansiedade.

O fluxo é um estado que não existe interferência emocional, é um sentimento espontâneo, motivador, absortos de uma consciência sobre si, de pura concentração. Para Mihaly, o maior desafio para alcançar esse estado de fluxo são nossos próprios bloqueios. Não existe uma formula mágica, mas é nosso maior desafio trazer esse desenvolvimento para o cotidiano.

😉