Produtividade | Google Alerta

Posted on

Domingo é dia de colocar a casa em ordem, seja a física ou a digital. Eu gosto de aproveitar o dia para arrumar pastas, arquivos, emails e etc.  Hoje vou contar um segredo que muitas pessoas não conhecem e que me ajuda muito a deixar a casa arrumada, uma das ferramentas do Google que uso demais: O Google Alerta.

Pra que serve? Essa ferramenta tem a função de monitorar conteúdos novos de uma determinada palavra-chave que for cadastradas na sistema e te avisar via email.

Porque é útil? Estamos sempre com muitas ocupações e nem sempre dá para checar na internet temas de interesse como vagas de emprego, clientes que estamos atendendo, marcas e artistas que gostamos ou ainda o nosso próprio nome.

Como configurar? Você escolhe as palavras que quer monitorar, cadastra no sistema e avisa de quanto em quanto tempo quer receber avisos desse alerta. Como mostroa na imagem abaixo:

como configurar

A primeira palavra que eu recomendo que seja cadastrada é o próprio nome.
O painel geral fica mais ou menos assim:
painel

Observe que eu cadastrei “Karen Alberti” e Karen Alberti. Recomendo que você faça o mesmo, pois existe diferença nos resultados de busca com aspas e sem aspas.

Quando se usam as aspas, você determina que quer os resultados para o termo exato da palavra. Ou seja, irá receber avisos quando algo for publicado que tenha o termo exato “Karen Alberti”.

Quando coloca-se a palavra sem aspas, você determina que quer os resultados para o termo amplo da palavra. Ou seja, se publicarem Karen e Larissa Alberti eu vou receber o aviso via email também.

O segundo passo é arrumar sua caixa de email para receber esses alertas. Configurar os filtros para não deixar virar uma bagunça de tanto email… rs.

Mas isso fica para o próximo post
Volta aí amanhã que te conto.
😉