2018: Mais da metade da população do mundo está online.

Posted on

A We Are Social divulgou hoje o report atualizado do cenário digital em 2018 feito em parceria com a Hootsuite e revelou que, segundo estimativas, temos 4 bilhões de pessoas usando internet no mundo todo.

Esse resultado foi impulsionado pelo mobile, que está cada vez mais barato e mais fácil de ser adquirido. Em todo o ano de 2017, mais de 200 milhões de pessoas compraram seu primeiro Smartphone.

Interessante que o relatório apresenta que 250 milhões de pessoas usaram a internet pela primeira vez em 2017, sendo a África o país que apresentou o mais rápido crescimento do ano, com uma taxa de crescimento de 20%.

 

Em 2018,

  • O número de usuários da internet a 4.0221 bilhões. Um aumento de 7% em relação a 2017.
  • O número de usuários em redes sociais chegou a 3.196 bilhões de pessoas. Um aumento de 13% em relação a 2017.
  • O número de usuários de dispositivos mobile chegou a 5.135 bilhões. Um aumento de 4% em relação a 2017.

E mais números que impressionam!

1 bilhão de anos online em 2018: Não foi só o número de pessoas online que cresceu, mas também o tempo gasto online. Segundo o GlobalWebIndex, nos últimos 12 meses, a média diária online passou para 6 horas.

 

2/3 do mundo (7,6 bilhões de pessoas) possuem um telefone celular: O número de usuários únicos de dispositivos mobile cresceu 4% no mundo todo, embora a taxa de penetração continua abaixo dos 50% na África Central.

Smartphones são os preferidos pra o uso da internet e aparecem em primeiro lugar em consumo de tráfego web, ganhando de todos os demais dispositivos juntos.

Dados do Facebook confirmam a preferência pelo mobile. Apenas 5% da base global de usuários não usa a rede social via Smartphones.

Whatsapp e Facebook Messenger cresceram duas vezes mais rápido do que o aplicativo principal do Facebook. Em apenas 25 países os aplicativos de conversas do Facebook não são os principais.

 Alcance orgânico continua caindo: Como esperando, o alcance orgânico e engajamento caíram mais de 10% em relação ao ano anterior.

 

 

E no Brasil?

  • O Brasil possui uma população atual de 210 milhões de pessoas e 139 milhões são usuários da internet, uma penetração digital de 66%.
  • 85% dos usuários usam internet TODOS os dias.
  • Desses, 130 milhões são usuários ativos de redes sociais e 143 milhões acessam via dispositivos mobile.
  • Diariamente, o brasileiro gasta uma média de 9 horas e 14 minutos online. Mais de 3 horas acima da média global.
  • Além disso, gastamos em média, 3 horas e 41 minutos assistindo vídeos por streaming e sob demanda.
  • 84% dos usuários da internet acreditam que a privacidade dos dados online são muito importantes, 51% deles deletam os cookies nos navegadores com frequência para se protegerem e 40% fazendo uso de Ad-Blocking para não receberem publicidade.

Coloquei apenas alguns dos principais dados nesse post traduzido do Blog Oficial. O relatório global completo você pode ver AQUI. Nele é possível ver os dados mais detalhados de mais de 230 países, com números que esclarecem como é o uso da internet, das redes sociais e comportamento mobile no mundo inteiro.

O que fala sobre a América latina e apresenta dados específicos do Brasil você encontra NESSE LINK.

São números impressionantes!