Ao fazer um plano de métricas, NÃO comece pelos dados.

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É comum me perguntaram sobre por onde começar a fazer um plano de métricas e minha resposta é não comece pelos dados que você tem.

“Mas como assim, Karen?”

Muitos clientes nos mostram todas as fontes de dados que possuem, alegam que já tem muitos dados e entendem que o processo de análise começa pela somas de todos esses bancos disponíveis.

Mas na prática, não é bem assim.

Com a tecnologia, medir QUALQUER coisa ficou muito mais fácil, principalmente com a internet das coisas. Assim, é melhor determinar o que você quer medir do que analisar todos os bancos de dados disponíveis.

Imagine que são fontes próprias como CRM (Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente), analytics do site da empresa, resultados dos anúncios online, das interações feitas via redes sociais, das vendas realizadas, dos atendimento no chat online, pedidos de orçamentos, avaliações do seu app nas lojas online, reclamações, elogios, pesquisas de satisfação….

Fica fácil se perder.

Um plano de métricas começa pelos objetivos estratégicos da empresa, pelas metas a curto, médio e longo prazo. Um plano de métricas começa pelas PERGUNTAS.

E quais as perguntas-chaves que precisam ser respondidas? Quais são as métricas que vão responder essas perguntas?

É importante reforçar também que um dado é diferente de uma métrica.

Dados são a forma mais simples de informação possível, geralmente são representados por um número ou valor. Já uma métrica conta uma história completa, respondendo totalmente à uma pergunta-chave.

Vou dar um exemplo:

  • DADO: 6 e 15
  • MEDIDA: 6 km e 15 km
  • INFORMAÇÃO: Quilômetro por litro obtido usando gasolina sem chumbo em um carro compacto: 6 km/l na cidade e 15 km/l na estrada
  • MÉTRICA: A história pode ser uma comparação entre a eficiência do combustível de diferentes modelos de carros compactos, combinado com outros indicadores.

PERGUNTA-CHAVE: Qual é o melhor carro para mim?

Nesse exemplo acima, fica fácil entender que a pergunta-chave “qual é o melhor carro para mim?” é o meu principal objetivo a ser respondido e é o que vai me ajudar na decisão de compra de um carro.

Porém, se eu estivesse olhando para as bases disponíveis de todos os carros, eu estaria vendo dados sobre carros compactos, esportivos, hatch, sedan, SUV, como também estaria vendo eficiência de gasolina de todos eles, bem como tipos de freios, câmbios, segurança, acabamentos, preços…. uma infinidade de dados! E claro, ficaria muito difícil chegar numa resposta.

Funciona da mesma forma nas empresas.

Portanto, a minha dica é:

NÃO comece pelos dados que você tem, GERE os dados que você quer!

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