Já faz dez anos que trabalho com marketing digital e sinto que nunca foi tão necessário integrar processos de análises de dados no dia a dia das empresas como agora. Em nosso desafio diário de fazer mais e melhor com o menor tempo possível, a performance dos resultados só pode ser alcançada com ajuda dos dados.
Até pouco tempo atrás, os processos decisórios (principalmente os de comunicação) estavam atrelados a questões intuitivas dos gestores, com organizações decidindo estratégias de ações com “achômetros”. Ainda hoje existe um grande número de empresas, das mais diversas áreas, que continua a se basear na inteligência emocional para tomar decisões.
Com a facilidade de acesso a diversas ferramentas e crescimento de recursos disponíveis que possibilitam coleta, organização e análise de dados (inclusive em tempo real) é quase obrigatório fazer uma estratégia digital que possua foco em performance de resultados. Quando tomamos decisões baseadas em análise de dados, fica bem mais fácil acertar o caminho. E, quando sabemos o caminho, torna-se trivial alcançar resultados efetivos.
Os processos de BI (Business Intelligence), aplicados ao marketing digital, trazem uma evolução na concepção e execução de qualquer ação online. Pois, além de ser uma metodologia que determina coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios, também são formas de democratização das tomadas de decisões e acompanhamento dos impactos provocados por alterações. Na prática, o BI não só permite como impõe melhoria de performance das ações.
Os ganhos de Business Intelligence:
- Possibilidade de integração de dados recolhidos de diferentes fontes;
- Ganho de capacidade na análise e interpretação dos dados, relacionando causa e efeito;
- Informações atuais e inteligentes compartilhadas com todas as áreas de interesse;
- Tomada de decisão ágeis e assertivas;
- Armazenamento e acesso de dados de forma padronizada.
Acredito que atualmente, o maior desafio dos gestores de marketing digital (e de BI) é definir quais são os KPI’s importantes para serem analisados e otimizados. Pois, assim como em toda campanha digital, o volume de métricas geradas é enorme e sem planejamento fica fácil se perder. Os objetivos da campanha e os indicadores de sucesso devem ser definidos durante a etapa de planejamento, pois em alguns casos é necessário criar novos indicadores de sucesso cruzando duas ou mais métricas de performance.
Considero como evolução o uso do BI para melhoria de performance do marketing digital porque além de criar uma metodologia de análise cíclica (que se retroalimenta), é também uma forma de integrar diversas fontes de dados de uma empresa. Seja de mídia paga, como orgânica, além de todos os comportamentos gerados em função das campanhas, acessos ao site, vendas geradas, leads obtidos, emails lidos, divulgações expontâneas da marca entre diversos outros fatores. Sem um sistema de gestão de toda essa informação, pode-se fazer análises com parte da informação e inevitavelmente tomar decisões erradas.