Aconteceu hoje aqui em Brasília e simultaneamente em várias cidades do Brasil, o Google Expert: Training Day. O objetivo do evento era dar uma aulão sobre as regras do Google AdWords para interessados (que na maioria já trabalham com marketing digital) e mostrar que a certificação mudou. A maior mudança é que a prova que antes custava US$50 dólares agora é de graça. 😀
A maioria dos serviços oferecidos pela Google é gratuita, com exceção de algumas, entre elas os links patrocinados. Tem muita gente que não sabe, mas busca que é realizada no site gera resultados pagos e orgânicos. Os pagos são os 3 primeiros e os 8 que aparecem na lateral direita e que são configurados diretamente da ferramenta Google AdWords. E para saber usar a ferramenta precisar estudar bastante, pois não é tão simples assim.
O evento começou às 10h30 e acabou às 16h30 com um show de encerramento. Tudo via telão de cinema com direito a refrigerante e cachorro-quente. Para quem já é certificado(a) (meu caso) não teve muita novidade, mas valeu para encontrar os amigos de profissão e dar uma refrescada no conhecimento. Acredito que o objetivo da empresa é aumentar o número de pessoas certificadas, o que consequentemente aumentará o faturamento com mais anúncios (e a minha concorrência =p ).
Senha para entrada:
Slides da aula:
Exemplificando a segmentação – cada cor um objetivo:
Participação dos nerds do Jovem Nerd:
Exemplificando o leilão e como é calculado o CPC Real:
E para encerrar, um “bingo” para revisar o conteúdo:
Cada vez mais a Google busca divulgar e aumentar seu principal meio de faturamento e acredito que eventos como esses vão acontecer mais vezes. Ou não. Vamos ver.
Sei que vou correr para renovar minha certificação e quem sabe ganhar os prêmios prometidos no evento, entre eles tablets e cinema durante um ano inteiro na faixa.
Desejem-me sorte! rs..
😉