O GML – Google Marketing Live, o maior evento anual do Google para profissionais de marketing. Em 2019, foram mais de 5 mil profissionais de marketing de mais de 84 países.
Dois anos atrás, fui convidada a participar do evento em São Francisco, na Califórnia e em 2021 acompanhei novamente, em uma experiência totalmente virtual junto com milhares de profissionais no mundo inteiro. Alguns dos dados que foram divulgados no evento:
🔎 15% das pesquisas diárias realizadas no Google são inéditas;
🛒 Em 2020, 25% consumidores pagaram contas online pela primeira vez;
📲 Tecnologia impacta, como nunca, nas estratégias de marketing digital;
🙏🏻 71% dos consumidores preferem comprar de empresas que estão alinhadas com seus valores;
⚠️ As pessoas estão começando a prestar atenção, de verdade, na privacidade dos seus dados.
Como nunca, evidencia-se a necessidade de aprendizado constante em um mundo dinâmico e cada vez mais digital. O mercado exige que estejamos atentos as mudanças de gerações, de tecnologias, de técnicas…
Os profissionais de marketing devem atender às crescentes expectativas de privacidade dos consumidores.
Para quem ainda não viu nada sobre isso, o Google anunciou que irá retirar os cookies do seu navegador, Google Chrome, que é hoje líder de uso no Brasil e em vários países do mundo. Isso impactará na forma em que os dados de navegação dos usuários serão trocados entre sites. Ou seja, o que você pesquisa sobre um produto em um site não será informado a uma plataforma de rede social para que ela possa te oferecer um anúncio de remarketing, aquele que diz “Vi que você pesquisou esse produto, estou aqui para te relembrar disso”.
A garantia da privacidade de dados, diretamente relacionadas a retirada dos cookies, por exemplo, irá impactar em toda a cadeia de marketing. Mais do que nunca, vamos precisar estudar para entender para onde estamos indo e a melhor maneira de chegar do outro lado. A maioria dos consumidores pode não entender os detalhes de como toda a publicidade que veem funciona, mas eles sabem que os dados deles estão sendo analisados. E com isso, cresce a atenção em relação a como isso está sendo tratado dentro das empresas. O mercado está respondendo com a retirada dos cookies e com as restrições de coleta de dados nas lojas de aplicativos.
Automação, Automação, Automação.
A automação fornece velocidade de criação de anúncios e geração de insights que permite identificar e atender as necessidades de evolução do consumidor em um mercado altamente dinâmico, ao mesmo tempo que se constrói uma estratégia de longo prazo. Formatos que ampliam o alcance de inventário e entregam objetivos específicos definidos dentro de uma estratégia de mídia é uma evolução importante para delegar e automatizar processos manuais e dedicar cérebro e atenção aos consumidores e ao atendimento que está sendo feito.
Analise, elimine e cresça
A cultura de testes, quando bem estabelecida em metodologias que isolam os fatores analisados, mas direcionam corretamente o caminho, pode ser feita independente do tamanho da empresa. Com a medição, será possível entender quais fatores são responsáveis por gerar o maior impacto na estratégia de mídia e assim, automatizar a escala do alcance ao grande público.
Destaco seis principais pontos que foram enfatizados pelo Google:
INOVAÇÃO ATRAVÉS DA AUTOMAÇÃO | Alcance seus objetivos de forma rápida e eficiente com automação. Em 2021, Google lança diversos novos produtos que se beneficiam de inteligência artificial e automação para escalar resultados.
CONSTRUA A MENSURAÇÃO PARA O FUTURO | Com a retirada dos Cookies e restrições aos dados das lojas de aplicativos, a necessidade de trabalho utilizando dados próprios nunca foi tão importante. O chamado “first party data” são os dados que cada empresa terá que gerar, tratar e criar estratégias para acionar nos momentos específicos dentro da sua jornada de conversão.
PROTEJA SUA PRIVACIDADE ENQUANTO ENTREGA RESULTADOS | Os consumidores estão prestando atenção em como as marcas estão utilizando seus dados e isso impacta na confiança que possuem nessas empresas. A privacidade dos dados na geração dos insights é um desafio compartilhado por profissionais de marketing no mundo inteiro e aqueles que se adequarem mais rapidamente, vão ter vantagens estratégias nas gerações de negócios.
CONSTRUA SUA MARCA E GANHE SUPERFÃS | Nunca foi tão fácil se conectar diretamente com sua base de consumidores. Alguns dos novos produtos do Google irão permitir a exibição dos produtos em várias plataformas Google de forma gratuita.
ATRAIA CONSUMIDORES OFERECENDO OPÇÕES FLEXÍVEIS PARA A COMPRA | As formas de pagamento estão evoluindo e os consumidores procuram flexibilidade. Utilize da tecnologia para ampliar suas formas de pagamento, seja online ou nas lojas físicas.