Para as marcas, sempre foi difícil conseguir provar o ROI (o valor da taxa de retorno/lucro) quando eles vêm de trabalhos de marketing de influência. O valor dos influenciadores geralmente é calculado pela mensuração de links, códigos promocionais, taxas de engajamento e cliques na bio do Instagram mas essas métricas só atendem a certo ponto e a necessidade das marcas/anunciantes é de saber o quanto os influenciadores realmente impactam na vendas dos produtos.
Devido à pandemia, as pessoas começaram a passar nas mídias sociais e, com isso, houve um crescimento no número de criadores de conteúdo, além de diversas marcas terem se inclinado ainda mais ao e-commerce e live shopping. Em razão disso, a necessidade de identificar o impacto dos influenciadores pelas marcas só aumentou.
Em função disso, o Instagram anunciou em junho de 2021 que está testando uma nova ferramenta nativa de afiliados que pode ajudar a resolver esse problema. Essa ferramenta permitirá o rastreamento dos produtos vendidos pelos influenciadores. Além dessa ferramenta que pode tornar os anunciantes mais fiéis à plataforma, o Instagram anunciou também que irá fornecer novas formas de manter os influenciadores satisfeitos e engajados.
“Nova ferramenta de monetização dos afiliados está liderando a transição do marketing de influência puro para algo mensurável e rastreável para o crescimento e canais da marca. […] Similar ao e-mail marketing ou ao SMS, essa ferramenta rastreia diretamente quantas pessoas estão comprando produtos especificamente de cada influenciador – adicionando um novo nível de compreensão de vendas para as marcas.” disse Ali Fazal, VP de marketing do software de influência Grin.
As novas ferramentas de monetização surgem no momento em que o Instagram enfrenta bastante concorrência na área de social commerce e na retenção de criadores de conteúdo devido aos fundos que as redes Tik Tok e YouTube lançaram para que os usuários faturassem com os seus vídeos, “obrigando” o Instagram a aprimorar seus recursos e criar uma ferramenta de ROI a fim de não serem deixados pra trás.
Essa ferramenta traz um novo nível de compreensão de vendas para as marcas, pois ela rastreia diretamente quantas pessoas estão comprando produtos especificamente de cada influenciador. Ela vem sendo testada tanto no feed quanto nos stories, de acordo com um porta-voz da plataforma e está começando a ser usada com um grupo seleto de influenciadores e produtos de marcas de beleza, como Sephora, Benefit Cosmetics, Kopari Beauty, Mac Cosmetics e Pat McGrath Labs. Após o teste, as marcas serão responsáveis por pagar aos influenciadores as taxas de comissão de seus posts. Isso vai beneficiar os influenciadores à medida que as marcas poderão ver a performance de suas ações, customizada por diferentes períodos. Além disso, as empresas anunciantes poderão ver as visualizações das postagens e os pedidos e vendas atribuídos aos parceiros afiliados.
Com isso, finalmente é respondida a questão que os anunciantes tem tentado responder desde o surgimento do termo “influenciador”, além de que, finalmente, o Instagram será capaz de criar uma conexão verdadeira e tangível entre o conteúdo dos influenciadores e seus resultados financeiros, o que beneficia tanto os criadores de conteúdo, como as marcas anunciantes.