Escutei nessa semana “Mas já estamos no 5.0, Karen? Eu ainda nem li o marketing 4.0.” E sim, já estamos. O marketing 5.0 acompanha a evolução tecnológica, que segue cada vez mais uma ordem exponencial e é necessário estar atento para acompanhar e adaptar as estratégias.
Por definição, Marketing 5.0 é a aplicação de tecnologias de imitação humana para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor na jornada de contratação do consumidor através da tecnologia, que inclui I.A, sensores, robótica, realidade aumentada, realidade virtual, Internet das coisas e Blockchain.
Para entender sobre o marketing 5.0, é necessário entender a evolução das gerações até aqui:
Baby Boomers: Nascidos entre 1946 e 1964
Definição chave: O envelhecimento da economia
Preferências de marca: Marcas estáveis
Geração X: Nascidos entre 1965 e 1980
Definição chave: Os líderes do filho do meio
Preferências de marca: Marcas estáveis > Marcas experimentais
Geração Y: Nascidos entre 1981 e 1996
Definição chave: A geração Millenials do porquê
Preferências de marca: Marcas estáveis > Marcas experimentais
Geração Z: Nascidos entre 1997 e 2009
Definição chave: Os primeiros nativos digitais
Preferências de marca: Marcas experimentais > Marcas engajadas
Geração Alpha: Nascidos entre 2010 e 2025
Definição chave: Os filhos dos Millenials
Preferências de marca: Marcas engajadas
E para cada geração, a estratégia de marketing acompanhou a evolução tecnológica da época.
Marketing 1.0: Centrada no produto
Tinha como objetivo principal criar produtos e serviços perfeitos que fossem percebidos como de alto valor na mente dos consumidores. Os produtos e serviços vencedores eram aqueles que tinha mais recursos e vantagens em relação ao competidores.
Marketing 2.0: Centrada no consumidor
Centrada no consumidor, o Marketing 2.0 foi o primeiro a definir atuações de mercado com base em posicionamento de marca e a focar nas necessidades e desejos do consumidor final. Nesse período, o marketing começou a adotar preços diferentes para cada tipo de mercado.
Marketing 3.0: Centrada no humano
Capacitados pelo acesso à informação, os consumidores passaram a questionar sua confiança nas empresas que tinham como único objetivo o lucro. A geração Y impôs que as empresas começassem a considerar na criação de produtos e serviços os seus impactos sociais, ambientais e éticos.
Marketing 4.0: Do tradicional ao digital
A digitalização complementa ainda mais a tendência à centralização humana. A ascensão da internet móvel, mídia social e e-commerce mudou o caminho do cliente até a compra. Os profissionais de marketing se adaptaram a essa mudança, comunicando e entregando produtos e serviços por meio de uma presença Omnichanel. Eles começaram a mudar do tradicional para o digital.
Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade
O interesse e a preocupação primordiais dessas duas gerações mais jovens apontam em duas direções. O primeiro é trazer mudanças positivas para a humanidade e melhorar a qualidade de vida humana. A segunda é impulsionar o avanço da tecnologia em todos os aspectos da humanidade. Para atender à geração Z e Alpha, os profissionais de marketing precisam continuar a adotar as próximas tecnologias para melhorar a vida humana.
Os perigos e promessas da digitalização:
Perigos:
- Automação e diminuição dos empregos;
- Confiança e medo do desconhecido;
- Preocupações em relação a privacidade e segurança;
- Bolha de filtro e a era pós-verdade;
- Estilo de vida digital e efeitos colaterais de comportamento.
Promessas:
- Economia digital e criação de fortunas;
- Big data e formação contínua;
- Vida inteligente e o ser aumentado;
- Melhor bem-estar e extensão de vida;
- Sustentabilidade e inclusão social.