Pesquisei muito para trazer essa informação aqui e o fato é que a empresa não se manifestou publicamente sobre o assunto até então. O que se tem de informação até o momento são especulações.
Um desenvolvedor da empresa, chamado Alessandro Paluzzi, revelou alguns prints que mostram um projeto com esse objetivo. Ainda não há uma data oficial ou vazada que indique quando a função de monetização via reels virá à tona.
Os prints divulgados por Alessandro, no entanto, mostram que o recurso já está implementado no aplicativo em fase de testes, não acessível para usuários. Tudo indica que empresa deverá trabalhar com um sistema de afiliação, em que o produtor de conteúdo será remunerado com base na sua audiência.
Vale ressaltar que, a princípio, a monetização não será liberada para todos os usuários da plataforma. A tendência é que o Instagram autorize apenas perfis que estejam enquadrados na política de monetização de parceiros da rede, que já existe, mas que não lida diretamente com o aplicativo.
Uma das imagens divulgadas pelo desenvolvedor mostra, inclusive, uma opção bem sugestiva, a qual diz: “Seja Pago pelos Seus Reels, ganhe bônus do Instagram quando você compartilhar novos reels”.
Quer saber mais?