Por definição, Marketing 5.0 é a aplicação de tecnologias de imitação humana para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor na jornada de contratação do consumidor através da tecnologia, que inclui I.A, sensores, robótica, realidade aumentada, realidade virtual, Internet das coisas e Blockchain.
Para isso, o Marketing Data Scientist precisará entender de comunicação e tecnologia.
Existem muitos caminhos para trabalhar com análise de dados de marketing. Se eu estivesse começando hoje, procuraria duas coisas: uma curadoria de conteúdo direcionado para me ajudar tecnicamente na formação e experiência para aplicar o que estaria estudando.
Nem sempre estágio é fácil e não recomendo a trabalhar de graça, mas entendo que quem está começando deve perceber o estágio como oportunidade de realmente aprender e se possível, optaria por avaliar bem a chefia, pois a orientação é fundamental para evolução profissional.
É importante diferenciar os tipos de profissionais e conhecimentos necessários. O Marketing Data Scientist precisará de experiência em softwares de analytics, negócios, Excel avançado enquanto os profissionais de Data Scientist precisam ter habilidades de estatística avançada, programação avançada e data mining. Em comum, esses profissionais constroem juntos a geração de insights a partir da análise de dados.
Para a curadoria de conteúdo direcionado: A Formação Data Intelligence do IBPAD está desenhada para desenvolver seis necessidades iniciais para esse profissional. São elas:
01. Estatística Básica para Comunicadores
02. Monitoramento de Mídias Sociais
03. Introdução à Visualização de Dados
04. Dashboard Google Data Studio
05. Análise de Redes para Mídias Sociais
06. Desenhe sua Carreira
E para quem viu o curso por aqui, tem 10% de desconto.
Só usar meu cupom KAREN10.