O documento mostra que, somente no ano passado, a Busca, as plataformas de publicidade do Google, o Google Play e o YouTube ajudaram a movimentar R$ 67 bilhões em atividade econômica no Brasil, número 30% maior do que em 2019.
Além disso, mais de 207 mil empresas, publishers, organizações sem fins lucrativos, criadores de conteúdo e desenvolvedores de todo o país foram beneficiados pelas ferramentas consideradas no estudo.
O cálculo para chegar na estimativa de impacto econômico do Google foi feito a partir de uma metodologia desenvolvida pelo economista-chefe do Google, Hal Varian, e é baseada na somatória de alguns critérios:
1. O retorno estimado que os anunciantes tiveram do investimento feito em 2020 no Google Ads e o retorno que as empresas têm ao aparecer de maneira orgânica nos resultados da Busca;
2. Os valores pagos no ano passado aos editores de conteúdo, parceiros do Google AdSense;
3. As doações de anúncios gratuitos oferecidas em 2020 a organizações sem fins lucrativos, por meio do Google Ad Grants;
4. Os valores pagos a criadores de conteúdo do YouTube em 2020;
5. Os pagamentos a desenvolvedores do Google Play no ano passado.
Fonte: Relatório de Impacto Econômico by Google
Visto em https://impactoeconomico.withgoogle.com/intl/pt-BR_br